Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de todos os cantos do Brasil preparam-se para enfrentar as 180 questões em dez horas de prova. No Colégio Notre Dame Ipanema não seria diferente. Os adolescentes, que desde o 9º Ano do Ensino Fundamental participam de simulados com a metologia característica do Enem, prestes à prestar o Exame, revisam conteúdos e exercitam a concentração.
Com nota “A” no exame de qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – conceito atingido por mais de 25% dos vestibulandos Notre Dame -, a concluinte do Ensino Médio, Giovanna Buzzi, conta que estuda, em média, três horas por dia em casa, sem contar o tempo de preparação no Colégio. “Essas últimas semanas têm sido cansativas, mas penso que é um momento de decisão em que a dedicação é necessária. Os resultados positivos serão a consequência”, explica.
Segundo sua colega, Ana Luiza Penna, que também obteve nota “A”na qualificação da UERJ, o descanso também faz parte do processo de preparação para as avaliações externas. “Eu me concentro em sala, reviso os exercícios e refaço as provas antigas, mas chega o momento em que não está sendo mais produtivo”, explica Ana, afirmando que é quando procura maneiras de distração. “Vou para a cozinha e preparo alguma comida diferente, assisto um pouco à televisão e depois volto a estudar”, comenta.
Manter-se informado também é fundamental ao preparar-se para o Enem ou para as seleções de ingresso ao Ensino Superior, especialmente no que tange à prova de Redação. Luisa Marques Fleuiss, estudante Notre Dame classificada entre os 5 primeiros colocados no XX Concurso Nacional de Redação Mundo e História & Cultura, conta que assiste a telejornais diariamente, além de procurar saber mais sobre os assuntos polêmicos. “Depois de obter a informação, você tem que saber como elaborá-la. Para isso, é bom organizar as ideias e depois passá-las para o papel”, indica a estudante, que visa cursar Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).
Os resultados positivos nas redações de concursos e de vestibulares já fazem parte da tradição do Colégio Notre Dame. O ex-aluno Carlos Eduardo Lopes Marciano obteve nota 1000 na prova de Redação do Enem, em 2014. O jovem, que estudou na instituição de ensino da Educação Infantil até a conclusão do Ensino Médio, aos 19 anos passou a integrar o grupo de 250 pessoas com nota máxima na prova.
O ótimo desempenho, de acordo com Carlos Eduardo, também é reflexo da seriedade com que assistia às aulas. “Eu lembro que tinha poucas dúvidas durante o ano, mas eu dava bastante importância às aulas”, comenta.
Ainda que tenha respondido às provas do Exame em 2014, o concluinte do Ensino Básico, Marcelo Xavier, afirma que a sensação agora é outra. “Antes era preparação, agora é para valer. Quero ser engenheiro de produção e, para isso, tenho que me sair bem nas provas”, afirma. O estudante conta, também, que estuda ainda mais as disciplinas em que tem maior dificuldade. “Por mais que não tenha afinidade com algumas matérias, procuro estudá-las quando estou nas aulas, à tarde ou em casa”. Além disso, Marcelo pratica atividades físicas na praia de Ipanema. “Nesses momentos, procuro não pensar em vestibular”, conclui.
Abstrair durante o preparo para as avaliações externas também é valorizado pela estudante Ariane Azevedo. Entre temporadas de séries e livros, jornais atuais e exercícios, ela encontrou seu método de estudo para o Enem. Para ela, é possível fazer atividades prazerosas e ter êxito nas práticas acadêmicas. “As manhãs e tardes dos meus sábados são de estudo, mas à noite leio livros, assisto televisão e procuro descansar a mente”, conta Ariane que, ao longo da semana, também dedica uma média de três horas diárias ao estudo.
Sobre o Exame:
As provas acontecem em duas etapas: no sábado (24), serão respondidas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e, no domingo (25), as de Linguagens, Matemática e Redação. No primeiro dia, a prova tem duração de quatro horas e 30 minutos, enquanto no segundo os inscritos têm uma hora a mais para finalizar o Exame.