Tão importante quanto a aprendizagem em sala de aula, é a fixação dos conhecimentos pelos estudantes. Pensando nisso, o Colégio Notre Dame Ipanema está promovendo, durante o período das avaliações parciais do Ensino Fundamental II, “aulões” coletivos de revisão, nos dias de provas. Nestes tempos, os conteúdos são revisados e as dúvidas são respondidas, fazendo com que os estudantes fiquem mais preparados para o momento posterior.
Com propostas inovadoras e híbridas, as aulas utilizam metodologias e ferramentas diferenciadas. O professor de Ensino Religioso utilizou, por exemplo, os celulares dos estudantes como instrumento de estudo. Por meio do aplicativo Mentimeter, os alunos respondiam a um quiz interativo, que era analisado e revisado em tempo real.
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Cristiane Granville, falou mais sobre a relevância da iniciativa para o aprendizado dos estudantes: “As aulas de revisão foram implementadas durante o tempo de pandemia, no ambiente virtual. Foram tão válidas para o aprendizado, que incorporamos neste retorno às avaliações presenciais. Para além da retomada dos principais pontos do conteúdo, de dicas para as provas e da resolução das dúvidas que surgem na última hora, esse é um momento valioso em que os professores têm a oportunidade de acolher as angústias, tensões e expectativas dos estudantes, preparando-os emocionalmente para fazerem as avaliações mais encorajados, tranquilos e confiantes”, disse ela.