Os estudantes do 9° ano que participaram do projeto AstroND conquistaram 14 medalhas na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica: 5 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze.
Os ótimos resultados demonstram o sucesso acadêmico dos estudantes e dos educadores, em especial da Professora Carla Albuquerque, que orientou o grupo durante as atividades que compuseram o projeto AstroND, auxiliando-os na capacidade de pesquisa e aprofundamento das temáticas presentes na desafiadora prova.
A OBA é um evento nacional organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), que premia, anualmente, estudantes com bom desempenho em suas provas de Astronomia e Astronáutica.
A professora e mentora do projeto AstroND, Carla Albuquerque, ressaltou a importância da iniciativa nos excelentes resultados dos estudantes na OBA: “O projeto está voltado aos alunos do 9° ano e envolve conhecimentos interdisciplinares entre diversos componentes curriculares, como Geografia, Física, História e Educação Física abordados ao longo do projeto. As atividades envolvem desde conhecimentos básicos, como a dinâmica do trabalho em grupo para a construção e o lançamento de um protótipo de foguete construído pelos estudantes até complexos conhecimentos sobre Leis de Kepler para a compreensão da construção da base de lançamento para o foguete. A participação dos estudantes em olimpíadas de alcance nacional é de grande importância para a formação acadêmica deles, pois envolve conhecimentos básicos abordados de forma interdisciplinar na avaliação, agregando conhecimento ao estudante e a oportunidade de desfrutar de colocações de destaque entre estudantes de todo país”.
Clique aqui para conhecer os medalhistas (resultados parciais)
Abaixo, assista ao o lançamento do protótipo de foguete criado pelos estudantes.