As imagens captadas durante o XIII Festival Intercolegial de Teatro Notre Dame (FIT ND) não deixam dúvidas: entre sexta-feira (09) e domingo (11), a arte tocou os, cerca de, 4mil espetadores que prestigiaram os 13 espetáculos apresentados na mostra competitiva.
Entre esses milhares, também assistiam às peças, com olhos aguçados e o feeling artístico à flor da pele, os jurados, Ivan Alves, Gisele Tigre, Júnior Prata, Dinho Valadares, Leo Castro e Júlio Rosemberg – profissionais renomados e reconhecidos no meio das artes cênicas.
De acordo com a diretora do Colégio Notre Dame Ipanema, Irmã Loiva Urban, é por causa da beleza e da alegria eterna das belas artes, geradas, alimentadas, desenvolvidas e mantidas pelo teatro, que a instituição de ensino realiza, anualmente, o Festival. Em sua 13ª edição, o evento ganhou duas novidades: um lounge – espaço para que o elenco e público fotografassem e compartilhassem nas mídias sociais a experiência de participar da mostra – e dois estandes – um da livraria Saraiva e outro da loja Bossa Nova.
Companhia de Teatro do Colégio Notre Dame Ipanema é premiada:
Além de realizar o FIT, tradicionalmente, o Colégio Notre Dame Ipanema também apresenta espetáculos na competição intercolegial de teatro. Em 2015, “A Menina e o Vento”, de Maria Clara Machado, e “Frei Caneca e a Confederação do Equador”, de Claudio Aguiar, ambos sob a direção de Henrique Kaladan e com elenco composto por estudantes e ex-alunos do educandário, concorreram às premiações.
Juntas, as duas peças conquistaram seis troféus. Na categoria infanto-juvenil, a Companhia de Teatro do Colégio Notre Dame teve Luca Severo, de”A Menina e o Vento”, premiado como melhor Ator Coadjuvante. Já, na categoria adulta, na qual “Frei Caneca e a Confederação do Equador” competia, foram conquistados os troféus de melhor Trilha Sonora, melhor Cenário, melhor Ator Coadjuvante – concedido a Leandro Cruz -, melhor Ator – Pedro Lontra – e 3º Melhor Espetáculo.
De acordo com o diretor das peças, que também é o coordenador geral do Festival, ao final da mostra, além das premiações, o que realmente importa é o esforço de cada um. “Mesmo com seus compromissos, provas, preparação para os vestibulares e outros trabalhos, cada participante se dedicou e fez acontecer, nos palcos, mais uma celebração à Arte”, festeja Henrique.
Conheça as instituições de ensino participantes e os respectivos espetáculos apresentados.
Acesse a galeria com algumas das fotos do Festival:
Clique aqui e acesse, na página do Colégio no Facebook, todas as fotos do evento