Duas datas de grande valia para as instituições de ensino básico são festejadas em outubro: o Dia das Crianças, celebrado no 12º dia do mês, e o Dia do Professor, comemorado no 15º.
No colégio de Ipanema, assim como nas demais escolas que formam a Rede de Educação Notre Dame, os festejos começaram na semana que antecedeu as datas comemorativas. Entre eles, estiveram atividades diversificadas e distribuição de bolas personalizadas às crianças e de canga e de garrafinha de água aos educadores e funcionários.
Nos intervalos das aulas, a alegria dos homenageados da última segunda-feira (12), enquanto brincavam com seus presentes, era contagiante. Já, enquanto deixavam o Colégio, após mais um turno dedicado a construir o conhecimento, pelas calçadas do bairro, as crianças transpareciam a felicidade que lhes é típica, com as bolas coloridas em mãos e com sorrisos largos nos rostos.
No Integral Notre Dame, uma gincana, disputada na sexta-feira (09), marcou a comemoração. Ao final da competição que, além de medalhas, presenteou os estudantes com integração, companheirismo e diversão, bolo e uma mochila exclusiva fizeram a alegria dos estudantes matriculados na atividade extracurricular. Entre os educandos que, no turno inverso ao escolar, participam de oficinas temáticas e complementam os estudos dos conteúdos programáticos, a Semana das Crianças também é aguardada, anualmente, pois eles ajudam a escolher o cardápio das refeições que fazem na própria instituição de ensino, optando pelos seus lanches preferidos.
Os homenageados da quinta-feira (15), receberam do Colégio Notre Dame Ipanema um “kit praia” – como o presente foi carinhosamente chamado por eles. A canga, com estampa semelhante ao painel que decora a fachada da instituição de ensino, fora distribuída em setembro, durante a pré-matrícula de estudantes. Naquela ocasião, ela deixou os docentes e colaboradores com olhares desejosos. Por isso, ao receberem o esperado presente, exclamavam satisfação em sentenças, sorrisos e olhares.
A fim de integrar a comemoração do Dia do Professor ao projeto “LeNDo e EscreveNDo na escola: uma atitude necessária e sustentável”, desenvolvido na Rede Notre Dame, um amigo-secreto diferenciado foi proposto: docentes e funcionários deveriam trocar obras já lidas por eles, como forma de incentivo à leitura.
Também com o objetivo de estimular o hábito de ler, na véspera do Dia do Professor, quarta-feira (14), os docentes do Colégio Notre Dame Ipanema foram surpreendidos por um recreio diferenciado. Realizado pela bibliotecária da instituição de ensino, Tereza de Oliveira Maris, com o apoio da Editora Ática, nesse intervalo, eles ganharam vários livros didáticos e paradidáticos, ao som de muita música, enquanto saboreavam um lanche especial.