Como e quando as crianças aprendem a ler e a escrever?
9 de julho de 2021 Notícias, Portal

Meu filho não demonstra interesse pela leitura, e agora? Qual a hora certa de ler e escrever? Essa e tantas outras indagações inquietam alguns pais. A partir dessa demanda, surgiu a ideia do tema para a 32ª edição do Programa Notre Dame com um diferencial: as perguntas foram enviadas pelas famílias e esclarecidas por quatro especialistas no assunto.

Ao longo da conversa, leve e elucidativa, que contou com ampla participação das famílias na audiência e nos comentários, as pedagogas Angela Parrilha, Educação Infantil, Kátia Macedo, Ensino Fundamental I e Cristiane Granville, Ensino Fundamental II, com mediação da psicopedagoga Rejane Schäffer e apresentação do relações-públicas José Alessandro, discorreram sobre os diferenciais educacionais do processo de alfabetização vivenciado no Notre Dame.

Durante o programa, um exercício ao vivo proporcionou que os espectadores conhecessem, na prática, um pouco mais sobre a importância da compreensão leitora.
Perceber o tempo de cada um, a importância da participação da família no processo, a curiosidade da criança como mola propulsora da aprendizagem, a relevância da literatura infantil neste momento e a diferença entre os tipos de escrita foram algumas das questões esclarecidas pelas educadoras.

Perguntas – envidas pelos pais – que foram abordadas:

  • Qual a hora certa de ler e escrever?
  • Como estimular esse processo?
  •  Se o filho demonstra interesse, como incentivar sem estressar
  • Como posso ajudar meu filho em casa para melhorar o desempenho dele na escola? (Se ele apresenta facilidade, como conciliar com escola?)
  • Como posso colaborar nesse processo de aprendizado estimulando a autoestima da criança?
  • A criança de hoje aprende da mesma forma que nós aprendemos?
  • O que é ensino forte e ensino fraco?
  • Por que não se aplica ditados durante as aulas?
  • Meu filho perguntou se casa escreve-se com S ou com Z. Devo responder?
  • Posso soletrar quando minha filha pede ajuda para escrever?
  • Quando e como corrigir as crianças nos exercícios de escrita?
  • Qual papel da família neste processo?
  • Letra cursiva ou bastão, faz diferença?
  • Por que a demora para aprender a letra cursiva?
  • A letra cursiva não deveria ser mais incentivada em razão dos seus diversos benefícios ?
  • Como posso estimular a leitura?
  • Se a criança não gosta de ler, nem escrever, que atividades recomendam para incentivar o interesse?
  • A leitura no livro digital se dá da mesma forma que a leitura em livro impresso? 
  • Meu filho tem 12 anos e está no 7° ano. Durante a leitura, ainda lê algumas palavras erradas (como se começasse a ler as primeiras sílabas e quisesse adivinhar o restante), confunde o “e” com o “a”, e não tem uma leitura fluida passando batido por pontos e vírgulas. O que fazer para ajudar a melhorar isso?
  • A leitura de obras clássicas adequadas à faixa etária não deveria ser estimulada desde cedo, mesmo que lida em voz alta pelos pais, para permitir maior vocabulário, aprender como um bom texto é escrito, desenvolvimento do raciocínio etc?
  • Se a criança não se sente criativa para escrever nada, seja uma história, seja uma redação com tema específico, que atividades recomendam para a estimulação da escrita/redação?
  • É diferente o brincar na escola do brincar em casa?
  • Vocês recomendam a realização de testes para avaliar como a criança aprende melhor a partir de que idade?

Se você ficou curioso para saber as respostas, é só apertar o play!

 

  • Colégio Notre Dame Ipanema