Estudantes criam, produzem e dublam HQs em atividade multidisciplinar de educação socioemocional
17 de maio de 2021 Notícias

As HQs, histórias em quadrinhos, e seus personagens povoam o universo info-juvenil de praticamente todo mundo. Convidar os estudantes para participar de uma Avaliação Diversificada envolvendo o assunto de forma multidisciplinar é garantia de colher resultados de muito envolvimento e criatividade.

Foi assim no projeto “A importância dos signos linguísticos e visuais das histórias em quadrinhos” que nasceu da percepção que as professoras de Língua Portuguesa Marina Mourah e Gisele Magalhães. A iniciativa agregou ainda mais professores e as disciplinas Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Educação Física, Religião e Filosofia com o objetivo de promover uma maior integração entre os conteúdos.

Obras que aglutinam a linguagem verbal e a não verbal, as histórias em quadrinhos, charges e tirinhas foram fontes de inspiração para a Avaliação Diversificada que viabilizou, de forma muito criativa, uma construção de saberes multidisciplinares para os estudantes do Ensino Fundamental II do Notre Dame Ipanema.

Após criarem um avatar, a representação virtual de uma persona, que simbolizasse a forma como gostariam de ser vistos pelo mundo, os estudantes construíram uma história em quadrinhos alinhada à Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. No roteiro, foram abordados temas como empatia, solidariedade, amor ao próximo e resiliência. Por fim, as HQs deram origem à produção de vídeos animados e dublados pelos seus criadores, os estudantes. 

Veja, abaixo, alguns vídeos produzidos pelos estudantes.

  • Colégio Notre Dame Ipanema