Entre uma reportagem e outra, de dentro do seu carro, o jornalista da TV Globo, Alexandre Henderson, falou sobre empatia, a responsabilidade social da profissão e as múltiplas tarefas que esses profissionais realizam e como essa rotina pode impactar a vida e o lado emocional.
Segundo ele, o jornalismo proporciona diariamente ver que há luz no fim do túnel, que há um Brasil que dá certo. “Não há nada melhor do que a gente poder dar voz a quem precisa. A realidade é nua e crua, mas sempre volto pra casa com a sensação de dever cumprido. Se queremos um país melhor, temos que entender a dor do outro. Como diz minha mãe, ‘não somos felizes enquanto não vemos a felicidade do outro’, ou seja a enquanto a dor no outro me pesar e me causar reflexão, estou no caminho certo”, relatou Alexandre emocionando a todos.
Em seguida, o engenheiro Marcelo Dreux apontou as múltiplas atuações da engenharia, inclusive na área acadêmica onde ele também atua, como professor e coordenador da PUC Rio. Segundo Marcelo, o engenheiro é um grande solucionador de problemas. Ética, empreendedorismo e autodidatismo foram algumas das características relatadas por ele que compõem o perfil ideal do engenheiro.
Ex-aluna do Notre Dame Ipanema, a advogada da Advocacia Geral da União, Carolina de Campos Melo, contou como a formação integral que recebeu no colégio influenciou sua carreira, especialmente na atuação com direitos humanos. Ela também indicou algumas características que compõem o perfil do profissional de direito e as áreas emergentes nesse mercado, tão amplo, que está presente em todos os segmentos da vida e da sociedade.
Thiago Paladino encerrou o evento contando sobre seu trabalho como produtor de animação e as dificuldades que precisou vencer pela falta de uma habilitação acadêmica específica, em nível técnico e superior, que havia na época em que ingressou na profissão.
A coordenadora pedagógica Cristiane de Sá e a psicopedagoga Erica Cindra também participaram da transmissão, mediada pelo relações-públicas José Alessandro. Ao despedirem-se, as educadoras relembraram as principais mensagens da SEPEM ONLINE. “Todos os profissionais que passaram por aqui reforçaram um ponto em comum, a importância do autoconhecimento, que nos faz acreditar nas nossas escolhas e superar as dificuldades”, falou Érica. “Não tenham medo das suas escolhas, façam com amor”, finalizou Cristiane.
Todas as palestras foram feitas ao vivo e contaram com centenas de visualizações no Facebook e no YouTube, onde foram transmitidas simultaneamente. Além disso, os quatro dias foram disponibilizados nos canais de podcast do Notre Dame no Spotfy e no GooglePodcasts.
Assista ao encerramento da SEPEM online!