Ter uma alimentação saudável, hoje em dia, está cada vez mais fácil. Afinal, o acesso a frutas, a lanches naturais, a saladas e afins é tão facilitado quanto o acesso aos vilões de fastfood. Mesmo assim, para algumas famílias, fazer as crianças aderirem aos hábitos saudáveis não é tarefa fácil. Pensando nisso, o Colégio Notre Dame Ipanema intensificou a campanha na qual estimula o hábito de consumir lanches com menos gordura, sódio e açúcares.
Por isso, a cantina escolar já dispõe de saladas de frutas, sucos naturais e lanches integrais para a venda, além de ter passado por modificações que incentivam ainda mais a alimentação saudável. Desde a semana passada, os estudantes que frequentam o comércio de alimentos podem encontrar, em um painel, informações sobre os rótulos e a quantidade de açúcares, sódio e outros elementos aos quais se deve permanecer atento, entre outros dados que foram selecionados por profissionais de nutrição e de biologia, a fim de amparar suas escolhas.
Além da adaptação da cantina, o Colégio Notre Dame Ipanema promoveu a “Semana da Alimentação Saudável”, com o objetivo de estimular as crianças a adotar esse hábito. Para isso, entre os dias 21 e 25 de setembro, os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, com o auxílio das famílias, foram convidados a lanchar apenas alimentos naturais, orgânicos e integrais.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Vanessa Monteiro, o mais gratificante, desde a proposição do desafio, é ver que muitos educandos, com o incentivo das suas famílias, continuam a trazer itens saudáveis para o lanche, o que possibilita que novos hábitos possam se formar.
Ainda durante a Semana, várias outras atividades paralelas sobre o assunto também foram realizadas. Os estudantes do 5º Ano, por exemplo, estudaram os nutrientes presentes em cada alimento que levaram à instituição de ensino para a refeição.
Eles ainda pesquisaram preços e recapitularam os conhecimentos sobre o sistema monetário, em aula multidisciplinar. Para ela, todos os educandos simularam, com encartes de mercados em mãos, uma ida ao comércio para comprar mantimentos suficientes para alimentar quatro pessoas por dois dias com R$100,00. A participação na atividade permitiu que, enquanto escolhiam o que comprar para alimentar saudavelmente a família, eles também exercitassem a responsabilidade financeira.
Veja mais fotos das atividades de incentivo à alimentação saudável: