Estudo, reflexão, fé e acolhimento marcam os Dias de Formação de Educadores
7 de agosto de 2020 Notícias, Portal

Antes de voltarem às aulas – ainda em regime não presencial, os educadores e coordenadores do Colégio Notre Dame Ipanema participaram de dois dias de formação on-line. O primeiro encontro virtual contou também com a presença dos profissionais da unidade Ilha, enriquecendo essa troca de saberes. 

Irmã Araci Ludwig, superiora da comunidade Notre Dame Ipanema, e Henrique Kaladan, agente da pastoral, receberam os participantes com um momento de oração que ressaltou a força e o poder da palavra, especialmente na vida cristã, onde ela é sinônimo de ação, força e poder. “Vocês cuidam dos estudantes e das famílias com gestos, olhares e palavras, acolhem e integram. Vocês são imagem e semelhança de Deus. O Coração de Jesus é a imagem do Deus humano e próximo. Esta proximidade de Deus significa muito para com o ser humano e nos faz recordar a palavra do Cardeal Sterck, referindo-se a Santa Júlia Billiart: a Congregação de Notre Dame é um sopro apostólico saído do coração de Deus para o coração de uma mulher que soube crer e amar”, falou a religiosa. Henrique pontuou os diferentes santos católicos ligados à educação. 

WhatsApp Image 2020-05-11 at 16.06.34A psicóloga Roberta Blatt, ex-professora do colégio, falou com os educadores sobre a necessidade do olhar para si. Ela salientou a importância dos vínculos que surgem na escola, similares ao familiares, capazes de formar uma rede de apoio fundamental para a saúde mental. Essa rede precisa ser hidratada com momentos de reunião, troca e interação. “Trabalhar numa escola faz parte de quem você é. Com a pandemia, percebemos que somos múltiplos no espaço da nossa casa, que foi alçada ao lugar de ninho, num sentido de proteção, segurança, abrigo e aconchego”, explicou. 

Roberta ensinou os seis pilares imprescindíveis no combate ao estresse: atividades física, alimentação saudável, higiene do sono, momentos de relaxamento e lazer, reestruturação cognitiva (aprender e reaprender sempre) e uma rotina espiritual.

30259747580004753650000“Precisamos estar atentos à produção de nossos pensamentos e fazer as pazes com sentimentos como ansiedade, raiva e decepção, entendendo que eles trazem informações valiosas e podem avisar da necessidade de buscarmos ajuda”, ensinou. 

“Quando os problemas parecem absurdos, as soluções torna-se desafiantes. Há criaturas como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura”. Com essas sábias palavras de Dom Helder Câmara, Henrique Kaldan abriu o  segundo dia de encontro.

Drª anaA convidada especial foi a Dra. Ana Carolina Gomes Pereira, mestre em Infectologia pela UFMG, que fez esclarecimentos valiosos sobre o coronavírus,  A contaminação está relacionada à carga viral presente no contágio,  as mulheres devem evitar o uso de maquiagem e acessórios como pulseiras, brincos e colares que aumentam o risco, o uso de máscara  e da higienização correta das mãos e pulsos continuam imprescindíveis para a proteção e, principalmente, nenhuma medida preventiva é 100% eficaz, não existe, atualmente, o risco zero. 

DSC_0024Ao final de ambos os dias, os profissionais se reuniram em grupos por segmento para avaliações e estudo. Muitas dúvidas foram esclarecidas sobre questões como o retorno às aulas presenciais, ainda sem data prevista, questões pedagógicas, sanitárias e de comunicação com as famílias.  Dr.ª Cláudia Toldo, supervisora pedagógica da Rede de Educação Notre Dame, encerrou o evento falando sobre a parceria da rede com a Google for Education e o treinamento pelo qual os profissionais de diferentes áreas do colégio passarão. “Estamos muito felizes com essa parceria esperada há tanto tempo e concretizada nesse momento tão especial”, comemorou ela.

A diretora do Notre Dame Ipanema, Irmã Elena Bini encerrou o evento dizendo: “Agradeço muito a participação de todos vocês e desejo um excelente trabalho nesse semestre que se inicia, com as bênçãos do bom Deus”.  Assim, com fé, acolhida e olhos em um bom futuro, foi o retorno às aulas no segundo semestre, ainda em regime não presencial, mas sempre, e cada vez mais, conectados uns aos outros.

  • Colégio Notre Dame Ipanema