O café filosófico foi uma atividade que propôs aos estudantes do Ensino Fundamental II uma reflexão sobre Ética, valores e atitudes, por meio da construção de saberes históricos e filosóficos.
Através da leitura de dois conceituados livros “Histórias sobre Ética” e “Um grito de liberdade: a saga de Zumbi dos Palmares”, os alunos fizeram pesquisas acerca das temáticas na modernidade sob a luz da Filosofia e da realidade escravocrata no período colonial brasileiro.
“O objetivo deste trabalho era fazer com que eles lançassem um olhar crítico para o passado a partir de referências do presente, ao passo que conseguissem apontar, por meio do estudo da Ética, caminhos e posicionamentos mais corretos e justos nas relações humanas”, explicou o professor de Filosofia, Natan Freitas.
Para apresentar o resultado dos trabalhos, utilizaram trajes de escritores e abordaram temas que estão em voga, como o racismo e a crise nas relações humanas. A atividade foi realizada remotamente, durante o regime não presencial, e os estudantes superaram a timidez fazendo suas exposições em um encontro ao vivo, pelo Meet.