Instrumento antigo utilizado para auxiliar na localização, a rosa-dos-ventos foi a temática de uma atividade avaliativa de Geografia para os estudantes do 6º ano do Notre Dame Ipanema. Munidos de materiais recicláveis como palitos de picolé, barbante, papelão e giz de cera, entre outros, os alunos partiram para montar seus próprios objetos de localização geográfica da forma mais fiel possível.
Para tanto, os jovens exploraram múltiplas áreas de conhecimento como a Geometria, Geografia, História e Artes e habilidades de observação sistemática, manipulação de dados em computador e demarcação do solo.
“ A proposta, além de apresentar elementos usados pelo homem há muito tempo com o apoio de ferramentas atuais e tecnológicas, estimula os estudantes a relacionarem os ensinamentos geográficos com as situações do nosso cotidiano, como propõe a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, explica a professora de Geografia, Josiane Loureiro.
O trabalho foi desenvolvido em três etapas. Na primeira foi feito o reconhecimento dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais já apresentados anteriormente pela professora. Em seguida, a confecção do objeto e, finalmente, a postagem de foto com o resultado na sala de entrega do Google Classroom para avaliação.