Educação Infantil e a rotina de aprendizagem
18 de maio de 2020 Galerias de Fotos, Notícias

WhatsApp Image 2020-05-14 at 13.08.31De um momento para outro, muitos pais se viram diante de uma nova realidade, conciliar o trabalho em casa e a educação dos filhos em tempo integral. Para aqueles que têm crianças na Educação Infantil, essa é uma tarefa que exige ainda mais dedicação. Com os direcionamentos, sugestões  e conteúdos recebidos do Notre Dame Ipanema, Patrícia Siqueira, mãe do Eduardo, 4 anos, aluno do Pré II, tem se saído muito bem nessa tarefa. Além do colégio, ela também contou com o importante apoio da avó do estudante. Dona Teresa acompanha a rotina diária e traz até sugestões de alguns passatempos extras.

“Fazemos diariamente as atividades enviadas pelo Notre Dame e WhatsApp Image 2020-05-14 at 13.09.14outras que tenham a ver com o conteúdo diário da escola e com nosso dia a dia. Elas envolvem somar, subtrair, atividades com os cinco sentidos. Utilizamos também muitas revistas próprias para idade dele, com jogos dos sete erros, labirinto, procura do intruso no cenário. Também fazemos palavras cruzadas. Percebi que ele tem sido muito bem estimulado cognitivamente na escola, é curioso, quer escrever, entende fonemas, conhece todas as letras e números”, explica Patrícia que mantem os estímulos participando das atividades disponibilizadas no Sistema Acadêmico Notre Dame e nas redes sociais do colégio.

Para ajudar a gastar energia, Patrícia fala sobre os circuitos utilizando elementos caseiros como vassoura, balde de cozinha, almofadas, cadeiras e bancos para dar continuidade ao  trabalho de psicomotricidade desenvolvido pelo colégio. “Ele é elétrico, adora desafios e ama as aulas da professora Carina”, relata.

WhatsApp Image 2020-05-14 at 13.08.55 (3)O fato das famílias estarem atentas às atividades propostas pela escola corrobora para que as crianças estejam, mesmo com as atividades à distância, em contato com práticas e assuntos pertinentes às necessidades e interesses de cada faixa etária. Daí a importância destas vivências transformarem-se em experiências com propósitos educativos.

Ao criarem videoaulas, atividades e até durante os encontros ao vivo, as professoras e coordenadoras planejam conteúdos e objetivos de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – que apresenta as experiências para a Educação Infantil em cinco campos.

Campos de Experiência para Educação Infantil
Fonte: BNCC – Base Nacional Comum Curricular

  1. O eu, o outro e o nós
  2. Corpo, gestos e movimentos
  3. Traços, sons, cores e formas
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação
  5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

 

  • Colégio Notre Dame Ipanema