Os dias que se seguiram ao Carnaval possibilitaram que os docentes e funcionários do Colégio Notre Dame Ipanema vivenciassem importantes momentos de formação.
Aliás, antes mesmo do festejo popular, a equipe gestora da instituição de ensino reuniu-se com os coordenadores Educacionais e Pedagógicos, para, por meio de exercícios de design thinking, planejar ações capazes de favorecer o relacionamento entre o Colégio e seus diversos públicos. Para isso, foram orientados pelo relações-públicas, José Alessandro de Oliveira.
Já na quinta (27), foram os educadores que compartilharam inspiradores momentos de formação, desde que foram acolhidos pela diretora escolar, Irmã Elena Bini. “É uma felicidade recebê-los aqui! Quem está aqui é Notre Dame, veste a camiseta e orgulha-se em fazer parte da história da Rede de Educação”, conclamou, dando as boas-vindas a todos.
Além disso, foram convidados a refletir acerca do tema que norteia a Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, durante oração conduzida pelo agente de Pastoral Escolar. Para tanto, Henrique Kaladan apropriou-se da parábola do Bom Samaritano e do exemplo da Santa Dulce dos Pobres, convidando a todos para a ação fraterna, cuidando uns dos outros.
Em seguida, a presidente da Congregação de Nossa Senhora, Irmã Araci Ludwig, explanou sobre a identidade, a consagração, o carisma e a herança, conforme apresentados por Santa Júlia Billiart.
Traduzindo as palavras e as ações de Júlia para os nossos tempos, a religiosa convocou os docentes a redescobrirem-se, olhando para si, para a sua missão de vida, os seus talentos e os seus valores. “Deus nos deu talentos. Não adianta guardarmo-nos para nós. Nossos talentos têm que nos levar à ação. Temos que usá-los a favor do outro”, explicou, citando Santo Irineu: “a glória de Deus é uma pessoa que vive em plenitude”.
Os funcionários administrativos, por sua vez, assistiram à palestra conduzida pela analista de Recursos Humanos, Maria Rosa, na qual foi oportunizado o debate acerca do valor da empatia e da sinergia, assim como o respeito e a comunicação, para assegurar a qualidade dos serviços prestados, compreendendo que, quando uma peça funciona bem, a engrenagem inteira funciona.
No dia seguinte, Kaladan orientou um momento de espiritualidade inspirado nos pensamentos de grandes educadores, como Santa Júlia Billiart, São João Bosco, Marcelino Champagnat e São João Batista de La Salle – conduzidos aos altares católicos pela significância e relevância de suas vidas e obras.
Por fim, a equipe pedagógica foi instigada, pela supervisora de Ensino da Rede de Educação Notre Dame, Dr.ª Claudia Toldo, a refletir sobre a leitura.
Como incentivá-la? É possível torná-la uma prática social? Ler e compreender são a mesma coisa? Qual o desafio diário da escola, para formar alunos questionadores e leitores do mundo? Essas e tantas outras perguntas serviram para catapultar a análise e suscitar múltiplos exemplos, da teoria à prática.
“O conhecimento melhora as pessoas e ele se dá pelo estudo que, por sua vez, se dá pela leitura”, explicou, enfatizando a importância do papel do educador em elevar a qualidade das experiências leitoras dos educandos, além de instigá-los a perguntar. “Educar para o pensar é educar para o perguntar. Quem pergunta compara ideias e, para comparar ideias, é necessário, no mínimo, ter conhecimento de duas ideias”, exemplificou, convocando os docentes a mobilizarem e explorarem, diariamente, a capacidade intelectual dos estudantes.
Assista a uma entrevista com Claudia Toldo: