A vontade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa levou a estudante da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema, Ana Beatriz Silva Costa, a oferecer-se como voluntária na Escola Municipal Presidente José Linhares.
A experiência, capaz de ampliar sua visão de mundo, inspirou os colegas.
Juliana Couto Targat, por exemplo, interessou-se em aderir ao voluntariado por gostar de conviver com crianças e pretender cursar Pedagogia. “É muito legal e a sensação de ensinar é gratificante”, conta.
Hoje, outros educandos Notre Dame também visitam semanalmente a instituição de ensino pública, onde dedicam algumas horas à aprendizagem das crianças, além de doar sua atenção e compartilhar seu carinho. Afinal, como evidencia a coordenadora escolar, Simone Dória, mais importante que ajudar na aquisição da leitura e da escrita, é dar atenção e afeto. “A iniciativa dos estudantes foi muito bem-vinda, pois nossos alunos vêm de uma realidade totalmente oposta à deles”, valoriza, enaltecendo que a solidariedade também é manifestada ao colaborarem com as comemorações escolares.
Neste Natal, por exemplo, os voluntários asseguraram, por meio de doações, que serão atendidos os pedidos descritos pelas crianças de 100 cartinhas destinadas ao Papai Noel.