Nessa sexta-feira (25), às 18h, as cortinas do Auditório Notre Dame se abrem para o IX Festival Literário Notre Dame (FLIND). Com mais de 10 apresentações artísticas e um público esperado de 600 pessoas, estudantes, coordenadores e ex-alunos dividem as tarefas de organizar e produzir o evento.
Para realizar a nona edição do Festival, os estudantes de 2ª e 3ª Série do Ensino Médio dedicam-se há mais de dois meses, sob a supervisão cuidadosa do educador Maurício Krause e a direção do colega concluinte, Cezar Adnet. “Estamos orgulhosos pelo andamento do Festival. Os colegas colaboram entre si e acabam transmitindo experiências para aqueles que estão participando pela primeira vez”, comenta o diretor.
Em meio a provas, testes, simulados e com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) batendo à porta, participar de um Festival Literário, para alguns, pode representar uma válvula de escape, um respiro para o cotidiano envolto em fórmulas, regras, tabelas e redações. Porém, o evento tem a pretensão de ser muito mais do que isso. Ele visa estimular o empreendedorismo, reforçar os laços afetivos e mostrar que sempre é possível fazer arte – mesmo entre ocupações e compromissos.
Ansiosa para ver o evento acontecer, a estudante da 3ª Série que assumiu o papel de diretora de produção, Giovana Buzzi, descobriu o quão complexa é a tarefa. A experiência de lidar com as pessoas e de liderar exige muito esforço e sensibilidade. “Por um lado temos que lidar com pessoas, por outro lembramos que são nossos colegas e que todos estão aqui para se ajudar. A partir daí as coisas fluem”, explica.
Pela primeira vez como protagonistas e organizadoras artísticas, as estudantes da 2ª Série, Nathália Araujo e Camille Dutra, afirmam que estão orgulhosas de ver que todo o esforço está resultando em bons trabalhos. Segundo elas, cada cena é trabalhosa, mas os quatro atores colaboram igualmente para que, ainda nos ensaios, a representação seja perfeita.
Como forma de convite para o evento, o diretor Cezar afirma que ano a ano o Festival Literário evolui e toma novos ares, afinal, a visão dos diretores é diferente e a apresentação do evento, como um todo, também muda. O que não muda, porém, é o objetivo de mostrar o talento literário e artístico dos estudantes e sua capacidade de organizar um dos maiores eventos culturais do Colégio Notre Dame Ipanema.
Veja mais fotos da preparação para o evento: