Saber o que as crianças e os adolescentes sob sua responsabilidade fazem no dia a dia é muito bom, mas experimentar é ainda melhor! Por isso, a Mostra Científica Vivencial do Colégio Notre Dame Ipanema possibilitou que os familiares dos estudantes matriculados do 6° ao 8° Ano do Ensino Fundamental conhecessem, além dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo, algumas das atividades que integram a sua rotina.
Nos seus três dias, o evento proporcionou-lhes a participação em oficinas que reuniram conhecimentos relativos a diferentes disciplinas – modelo que conquistou os convidados, incapazes de deixar de expressar quão privilegiados se sentiram por partilhar as experiências de aprendizagem com os educandos.
Os matriculados no 8º Ano, por exemplo, uniram-se aos responsáveis para pensar, de forma colaborativa, soluções para os problemas específicos de cada região do Brasil. Para isso, foram utilizados os recursos de ponta do Espaço Maker.
Os estudantes do 7° ano, por sua vez, apresentaram aos visitantes um e-book -produzido em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no qual foram reunidas as experiências interdisciplinares alusivas ao projeto “Universo Particular da Adolescência”. Além disso, convidaram-nos para, juntos, refletirem sobre a arte como forma de resistência, em dinâmica de corte e colagem inspirada nas obras de Debret, Lili Rose e Rosa Paulino.
Os educandos do 6º Ano, finalmente, apresentaram aos seus convidados os brinquedos que confeccionaram a partir de materiais recicláveis e que serão doados para instituições beneficentes. Eles ainda experimentaram a cumplicidade com os entes, durante as oficinas de jogos de tabuleiro e de poemas.
Dessa forma, o projeto aproximou os familiares dos conteúdos estudados, além de estreitar as conexões emocionais.