Paralelamente àquela que é considerada a maior experiência esportiva para jovens cariocas, os seus promotores – Sistema Social do Comércio e jornal O Globo – realizaram a “Blitz Intercolegial”, que levou ao Colégio Notre Dame Ipanema o maior ídolo do vôlei brasileiro: o técnico Bernardinho.
Foi graças ao desempenho de suas equipes no campeonato esportivo estudantil que a instituição de ensino pôde oportunizar à comunidade educativa momentos inspiradores, nos quais o multicampeão olímpico discorreu sobre a sua trajetória profissional, evidenciando, fosse com atleta, treinador ou pai, a importância das competências socioemocionais.
Saudando os responsáveis que ocupavam a plateia por confiar a aprendizagem dos filhos a uma instituição que valoriza três características consideradas essenciais para uma boa educação – o fomento à arte, ao esporte e ao empreendedorismo, Bernardinho aconselhou-os a estimular as crianças e os adolescentes a buscar os seus anseios. “Os sonhos dos nossos filhos não são os nossos. Por isso, decidir o que vão fazer só compete a eles. Temos que dar suporte, mas não interferir”, afirmou, complementando que há circunstâncias, como as de má conduta, em que a intervenção é necessária.
Aos esportistas Notre Dame que também acompanhavam atentamente a palestra, o convidado enalteceu a empatia, a humildade, a resiliência e a responsabilidade, assim como a motivação e a disciplina, como competências mais decisivas que o talento. “A gente escala ou contrata por capacidade técnica, mas dispensa por falta de habilidade socioemocional”, exemplificou. “É mais difícil mudar valores pessoais do que melhorar o desempenho. Valores e princípios não são negociáveis. Precisamos ter humildade, saber ouvir, trabalhar em prol da equipe… entendendo que todos são importantes”, prosseguiu.
Após a explanação, Bernardinho respondeu a curiosidades do público. Frente ao questionamento sobre já ter duvidado da sua capacidade, por exemplo, não hesitou em afirmar que a dúvida é diária. “A certeza que me impulsiona é a de que eu estou fazendo o meu melhor”, concluiu.