O empalhamento de animais, chamado tecnicamente taxidermia, é um antigo processo que reconstitui as características físicas e simula o habitat natural das diversas espécies. Dessa forma, a técnica conserva os animais para serem usados como material de estudo e de exposições.
O acervo de animais empalhados do Colégio Notre Dame Ipanema está sendo visitado, nesse trimestre, pelos estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental, durante as aulas da disciplina de ciências. No Laboratório de Biologia da instituição de ensino, as crianças analisam os animais e suas espécies para desenhá-los com precisão, enquanto ouvem atentamente às curiosidades e explicações feitas pela docente. Os estudantes ainda aprendem a classificar os animais expostos como répteis, anfíbios, mamíferos ou aves, além de conhecer os seus hábitos e como é o convívio entre eles, no meio ambiente.
Observar os detalhes dos bichinhos, enriquece as aulas, uma vez que torna possível uma descrição mais detalhada dos animais e instiga a participação animada das crianças.