Listada entre as leituras obrigatórias para o 5º Ano do Ensino Fundamental, “Ludi e os Fantasmas da Biblioteca Nacional” – de autoria de Luciana Sandroni – motivou a realização de um passeio de estudos.
Considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo, a do Brasil – que, por reunir em seu acervo cerca de dez milhões de itens, é a maior da América Latina – foi visitada pelos educandos do segmento de ensino, a fim de que pudessem reconhecer os ambientes onde a narrativa se desenvolve.
Além disso, o passeio pela mais antiga e importante biblioteca do país possibilitou que as crianças compreendessem seu valor histórico. Afinal, seu núcleo original é antiga livraria de Dom José, organizada sob a inspiração do Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real – cuja origem remonta às coleções de livros de Dom João I e de seu filho Dom Duarte – que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa, em 1º de novembro de 1755.