“Chapeuzinho e o Lobo Mau”, obra em que o escritor Pedro Bandeira revisita o clássico infantil “Chapeuzinho Vermelho”, vai inspirar a descoberta de novas palavras e a exploração de fonemas mais complexos pelas crianças matriculadas no 1º Ano do Ensino Fundamental.
Por isso, como atividade de apresentação da proposta pedagógica, a Biblioteca Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema transformou-se em uma frondosa floresta, onde os educandos dramatizaram passagens da narrativa tradicional.
Em seguida, eles foram apresentados à releitura, escolhida como norteadora dos estudos pois representa, como explica a docente Maria Vitória Corrrêa, uma nova abordagem acerca do mesmo tema.
As crianças, então, foram estimuladas a descobrir, no texto, novas palavras, que, conforme relata a educadora, serão trabalhadas em sala de aula.
Além disso, identificaram, nos vocábulos, a presença dos dígrafos – letras que, juntas, representam um único fonema e serão procuradas pelo Colégio, a fim de que os educandos possam reconhecer sua utilização.
Dessa maneira, conclui Maria, pretende-se contribuir, de forma lúdica, para a consolidação do processo de alfabetização, fomentando o protagonismo dos educandos e preparando-os para a introdução da escrita cursiva.