O Colégio Notre Dame Ipanema preencheu o total de vagas classificatórias para a segunda fase da OBMEP. Projeto nacional desenvolvido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) visa a estimular o estudo da disciplina, contribuindo para a melhoria da Educação Básica e identificando jovens talentos da área de conhecimento.
Segundo as regras da competição, cada instituição de ensino participante pode classificar até 30 alunos divididos nos diferentes níveis da disputa. Com o grande número de alunos capacitados para a classificação, o colégio precisou usar um critério de desempate para definir seus representantes na próxima etapa.
Este ano, o educandário bateu recorde de inscritos, com 415 participantes, número quase quatro vezes maior que o da última edição, quando 121 estudantes se inscreveram.
A olimpíada contribui para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, além de estimular e promover o estudante da Matemática. “É um evento muito significativo, por isso estimulamos a participação dos nossos estudantes. Além de fomentar o gosto pela disciplina, é também uma forma de revelar jovens talentos nas áreas científicas e tecnológicas”, explica a coordenadora pedagógica Cristiane Granville.
Essa primeira etapa foi composta por uma prova objetiva de 20 questões e corrigida pelos professores da própria instituição de ensino. Os classificados participarão da segunda etapa em uma avaliação discursiva de 6 questões aplicada em centros escolhidos pela OBEMEP.