Com o intuito de preparar seus estudantes para os processos seletivos de ingresso nas mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do Brasil e do mundo, o Colégio Notre Dame Ipanema investe em estratégias diferenciadas, como atividades de relaxamento, concentração, e a realização de simulados, em que os educandos testam os conhecimentos construídos, enquanto reconhecem as dinâmicas das provas.
Neste ano letivo, por exemplo, os adolescentes já responderam a testes que simulam o modelo adotado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro,nos primeiro e segundo Exames de Qualificação, além de uma avaliação diagnóstica on-line de Redação.
Assim como os demais alunos da 3ª Série do Ensino Médio de toda a Rede de Educação Notre Dame, eles participaram, ainda, de prova semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio.
Simulado Enem Evolucional:
Os estudantes realizaram, nos dias 19 e 26 de maio, o Simulado que oportuniza a vivência das mesmas condições de aplicação e de prova do exame oficial. Por isso, em sua primeira etapa, responderam a questões das áreas do conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Já na segunda, os adolescentes responderam às provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.
Após a realização do Simulado, os educandos recebem um diagnóstico abrangente, que compreende orientações exclusivas e sugestão de trilha de estudos personalizada, a fim de que melhorem o seu desempenho. Além disso, por meio de resoluções em vídeo, eles têm acesso à explicação de cada questão da prova, otimizando o processo de aprendizagem.
Como as notas do Simulado são geradas seguindo a mesma metodologia de cálculo do Exame Nacional, os estudantes, ainda, podem identificar os cursos e as Instituições de Ensino Superior em que poderiam ingressar, favorecendo, assim, a elaboração de um plano de estudos adequado ao seu objetivo. Com isso, de acordo com a Supervisora de Ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo, a intenção é oportunizar aos estudantes um momento em que eles possam ter uma noção real de como anda sua preparação para enfrentar uma Prova de Enem. “É importante, ainda, que saibam o que precisam estudar mais, que exercícios ainda devem resolver, como qualificar mais seus estudos, como procurar um resultado diferenciado”, destaca.