Quantidade, estimativa, proporção e outros conceitos matemáticos são compreendidos pelas crianças matriculadas na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema a partir de um recurso muito especial: a diversão.
Foi assim, por exemplo, que os educandos do Pré II aprenderam a calcular distâncias.
Utilizando instrumentos nada convencionais, como estojos, tênis, gibis e, até mesmo, seus próprios corpos, eles estimaram a dimensão do intervalo entre a sala de aula e a capela da instituição de ensino.
Surgiu, então, o questionamento sobre se seriam necessárias as mesmas 15 crianças deitadas para cobrir todo o percurso, caso elas tivessem estatura maior ou menor. Para sanar a dúvida, os educandos convidaram os estudantes do 5° Ano e os bebês matriculados no Maternal para participar das medições. Desse modo, como explica a educadora Danyelle Chaves, compreenderam que há diferença na estimativa quando há variação de instrumento. “As crianças aprendem os conceitos através de experiências concretas e, de quebra, se divertem, além de interagir”, conclui.