Após completar um mês, o III Arar o Mar ainda ecoa pelo Colégio Notre Dame Ipanema. Educadores, colaboradores e estudantes seguem refletindo sobre o que o evento representou para si mesmos. As respostas, algumas escritas como e-mails, outras de próprio punho, demonstraram gratidão e felicidade pela participação na terceira edição do Arar o Mar.
Leia alguns depoimentos:
“Sou nova na escola e esse foi o meu primeiro Arar o Mar. Quando chegamos fomos ver uma escultura de areia e ficamos sabendo quais os materiais que se usa para fazer uma escultura na areia. Nós doamos livros no calçadão. Foi muito legal! O que eu mais gostei foi a escultura de areia!” – Sofia Greco, estudante do 4º Ano
“Eu não pude ir ao Arar o Mar, mas sei que foi muito legal. Teve brincadeiras e exercícios legais. Sei que se eu fosse iria me divertir muito, brincar, pular… eu iria fazer um tanto de coisa! Depois do Arar o Mar os meus colegas fizeram um lanche coletivo delicioso. Eles também foram à Capela fazer uma oração. Arar o Mar é nota 1000!” – Geovana Goecking, estudante do 4º Ano
“Em 2015, nossos pequenos vivenciaram com muita alegria o Dia do Estudante. Com os olhos atentos, apreciaram o enredo da peça teatral ‘O Protetor da Natureza’ apresentado pelas próprias professoras. Além disso, tivemos também a criação do Boneco Eco, feito com serragem e alpiste, que contou com a colaboração e dedicação das famílias em cuidarem dos próprios bonecos. Agora fica a meta, de fazer de todos os dias, um dia de Arar o Mar.” – Ângela Parrilha, coordenadora pedagógica da Educação Infantil
“No espaço onde colocamos as mãos e, toda a nossa energia, ‘Arar o Mar’ tem significado dar passos, plantar sonhos e celebrar a vida em busca de uma transformação por completo, em busca de um roteiro inovador que liga tudo no mundo. Partindo da ideia de que toda criatura é mar, enquanto educadores, somos responsáveis em conduzir bem a vela de nossos estudantes, para que ‘alcancem um espírito interior sem o qual tudo é poeira que o vento leva’ (Santa Júlia Billiart, carta 208), o Arar o Mar tem sido a transformação da coragem em atitude” – Vanda Ferreira, educadora da Pré-Escola I
“Eu gostei porque a gente teve a oportunidade de ter uma aula na praia, coisa que nenhuma outra escola tem.” – Pedro Luis, estudante do 3º Ano A.
“Foi o melhor Arar o Mar que eu já fui!” – Davi Bacildo, estudante do 3ºAno
“Nesse Arar o Mar, nós ajudamos a natureza a ser respeitada. Lá foi muito bom! Fomos para a praia de Ipanema para brincar, praticar esportes e fazer uma doação de livros.” – Elisa Guedes, estudante do 4ºano A
“Todos que tinham trazido livros para doar colocaram em uma rede e não sobrou nada depois de alguns minutos” – Ana Beatriz, estudante do 4ºAno
“Quando voltamos para a escola, participamos de uma celebração na capela que as Irmãs e as Coordenadoras organizaram.” – Thiago Araujo, estudante do 4º Ano
“Adorei este III Arar o Mar, foi muito bem organizado.” – Maria Eduarda Danzinger, estudante do 5º Ano
“Infelizmente não pude fazer as atividades porque quebrei o braço, então fiquei sentado conversando e vendo o mar com o meu amigo. Os meus amigos de turma jogaram futebol, brincaram de peteca e bambolê. Mesmo com o braço quebrado eu gostei muito de ir.” – Matheus Rezende, estudante do 5º Ano
“Foi muito divertido! Vimos que Arar o Mar significa tornar possível o impossível. Doamos livros e vimos uma escultura na areia escrito Notre Dame e foi incrível! Adoraria repetir essa aula.” – Maria Luisa Castro, estudante do 5º Ano
“As atividades propostas no Arar o Mar foram bem aceitas e contaram com ampla participação dos estudantes. Alguns chegaram a falar dos bonés, afirmando que fizeram das areias de Ipanema, um novo mar azul vivo.” – Avaliação coletiva da turma C do 8º Ano
“Eu tive uma manhã muito especial no Arar o Mar como professora. Não conhecia o evento e me senti muito acolhida entre os estudantes, mas principalmente entre meus colegas de trabalho. O Arar o Mar trouxe lições de união para os adolescentes e de partilha na equipe para os professores. Acredito que o Arar o Mar desperta tantos sentimentos positivos entre as pessoas que muitos frutos podem ser colhidos a partir dele.” – Gisele Almeida, educadora de História do Ensino Médio.
O convívio fora da sala de aula, segundo a avaliação feita pelos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio, permitiu um outro olhar sobre os colegas e sobre educadores. A emoção sentida durante a “Oração da Escola” também foi relatada pelo grupo que pontuou: fez refletirmos sobre o valor que a escola exerce em nossas vidas.
De maneira colaborativa, os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, orientados pelo seu docente de História, Ronaldo Ferreira, desenvolveram tópicos sobre a atividade. Dentre eles, os jovens afirmaram que notaram a interdisciplinaridade entre Biologia e Geografia, bem como entre História, Educação Física, Química, Física, Matemática e Sociologia, como, por exemplo, associar conhecimentos sobre a história da região, a atuação do poder público, o relevo, a vegetação e os investimentos.
Também como atividade coletiva de avaliação pós-evento foi proposto aos estudantes de 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental que escrevessem e desenhassem um postal contando aos seus colegas do Colégio Notre Dame Ilha, unidade filantrópica mantida pela Rede de Educação, como foi o dia de Arar o Mar para eles.
Em resposta, cada turma de destinatários criou um cartão coletivo de agradecimento aos remetentes. Dessa forma, a atividade diferenciada de avaliação integrou estudantes das duas instituições de ensino.