O que o mundo precisa? O que cada indivíduo precisa? Há uma infinidade de respostas para tais perguntas. Entretanto, é fato que, falando em coletividade ou em relações pessoais, o desenvolvimento de competências socioemocionais pode ajudar cada um a achar sua resposta e realizar sua obra em ambos os aspectos.
O Notre Dame Ipanema acredita a educação para além de conteúdos didáticos. E também entende que o “novo mundo”, esse nascido após a revolução tecnológica, precisa de pessoas com a formação mais ampla exigida até então, a formação integral que ultrapassa as regras de boa convivência e aposta no autoconhecimento. O Emóvere é o instrumento – em formato de projeto – escolhido pela instituição para realizar essa tarefa hercúlea, formar os cidadãos do século XXI com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais.
Trata-se do conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida, como autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas. Compreender a importância do autoconhecer-se e expressar-se abre portas para pessoas com mais empatia, cooperação, argumentação, diálogo, resiliência, autonomia, entre outros.
Ensinar a lidar com as emoções é ensinar a viver e, da Educação Infantil ao Ensino Médio , todos educandos vivenciarão experiências onde estarão experimentando o verdadeiro sentido da palavra emoção, do latim ex – para fora e móvere – mover , movendo para fora o que está dentro de si em direção ao outro, numa atitude de liberdade e humanidade.
Assista, abaixo, ao vídeo de apresentação do Projeto Emóvere.
Mas, onde estão os carros voadores e as viagens interespaciais? O futuro chega diariamente nos mostrando que ele é muito mais do que tecnologia. Aliás, ela mesma nos faz compreender a importância do sentir, do emocionar-se.
No Colégio Notre Dame, vamos além da excelência acadêmica e também aprimoramos a dimensão socioemocional de crianças e jovens do Berçário ao Ensino Médio.
Autoconhecer-se e expressar-se abre portas para uma pessoa com mais empatia, cooperação, diálogo, resiliência, autonomia e tantas outras habilidades.
Afinal, ensinar a lidar com as emoções é ensinar a viver. Eis o verdadeiro sentido da palavra emoção. Do latim, ex – para fora e móvere – mover. Emocionar-se é mover para fora algo que está dentro da gente. É voar para fora de si mesmo em direção ao outro. Saber lidar com as emoções é ser um humano com asas.
Colégio Notre Dame – Nossas conexões movem nossos caminhos