A manhã e parte da tarde do último sábado (15/08) foram destinadas à capacitação de colaboradores, educadores e religiosas do Colégio Notre Dame para prevenir e combater incêndios, prestar primeiros socorros e evacuar ambientes.
Coordenado por profissionais do Grupo Delphi, o treinamento preparou-os para agir com eficácia e correção, durante sinistros.
A engenheira em Segurança do Trabalho, Alena Calheiros, explicou que o Plano de Proteção e Prevenção Contra Incêndios (PPCI) do Colégio foi elaborado tendo como base a legislação vigente, mas além de segui-lo, mantendo equipamentos de combate e seguindo regras de conduta, é preciso habilitar os colaboradores da instituição de ensino. “Além dos mapas de fuga, colocados em locais estratégicos, é necessário treinar o olhar para perceber os detalhes no seu ambiente de trabalho”, explicou Alena.
Durante o treinamento sobre atendimento de primeiros socorros, foi salientado que todos somos socorristas, pois socorrer não significa ter habilidade, técnica ou formação. Ligar para pedir ajuda, por exemplo, já é considerada uma ação de socorro.
Por outro lado, prestar socorro está ligado às habilidades e deve ser feito por quem está capacitado, explicou o palestrante, Fábio Oliveira. Por isso, foi desenvolvido treinamento prático, no qual os colaboradores, educadores e religiosas aprenderam a reconhecer as necessidades de atendimento e a agir para supri-las, como, por exemplo, executando massagens cardiorrespiratórias ou imobilizando e deslocando a vítima.
Após o intervalo, a oração também trouxe o fogo para a pauta. Uma vez que o fogo é referência de força e fé na Bíblia, diversas passagens alusivas a ele foram rezadas, integrando a palavra de Deus – como o fogo que sustenta, ilumina, purifica e fortalece e faz caminhar – com o treinamento de combate a incêndio.
Nele, os participantes aprenderam a diferenciar os extintores e os seus usos, conforme a causa do fogo. No pátio, ainda puderam testar o seu funcionamento na prática, percebendo diferenças de peso, modelo, uso. “É preciso essa prática. Não podemos deixar para saber se é pesado ou não, onde abre, onde aperta no momento de um litígio. O momento é agora”, explicava o bombeiro Arnold Santos.
Esse também foi momento de ouvir o alarme geral para reconhecer seu som e também compreender como funciona a evacuação do prédio. O administrador escolar, Claudio Alexandre dos Santos, explicou a todos a necessidade de manter-se a calma e, principalmente, a atenção às ordens do “líder de abandono” para que tudo ocorra da melhor forma possível em um momento de emergência.
Finalizando o encontro, a diretora do Colégio Notre Dame Ipanema, Irmã Loiva Urban, convocou a todos para que o fogo interno da fé e da coragem de cada um, o estimule no dia a dia de trabalho, em prol dos estudantes, das famílias e dos colegas.