Televisionada ao vivo pela Rede Vida, no último sábado (16), a Missa em Ação de Graças pelos 85 anos do Colégio Notre Dame Ipanema foi celebrada pelo Cardeal e Arcebispo Metropolitano da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Em sua homilia, o celebrante fez questão de enfatizar os diferenciais da educação promovida pela instituição de ensino, enquanto educandário confessional, enaltecendo que a educação católica vive a pluralidade do mundo, sem deixar de lado valores como a transparência e a dignidade. “Que, adaptados ao nosso tempo, possamos, juntos, colégios e Igreja, seguirmos próximos ao carisma de Jesus Cristo”, clamou, enfatizando o fato das Irmãs de Notre Dame permanecerem fiéis aos valores cristãos, promovendo-os para a criação de um mundo cada vez melhor. “Que os valores promovidos por essa casa possam inspirar mais pessoas”, concluiu.
Prestigiada por educadores, estudantes, ex-alunos e religiosas – inclusive de outras congregações como as Irmãs Clarissas Franciscanas, a cerimônia foi abrilhantada por mensagem de Sua Santidade, o Papa Francisco. Lida pela diretora escolar, Irmã Elena Bini, ela congratulou toda a comunidade educativa pelo jubileu. “Animando-os a prosseguirem, com renovado espírito e entusiasmo, a tarefa pedagógica realizada, infundindo nos alunos sólidos princípios cristãos e humanos que contribuam para a sua formação espiritual, social e cultural”, conclamou o Santo Padre, em sua carta.
O concelebrante, Padre Manuel Moreira Vieira, por sua vez, referiu-se ao Colégio como uma preciosidade. “O Notre Dame é uma das joias mais brilhantes da Paróquia Nossa Senhora da Paz”, exclamou, comentando que várias Irmãs passaram pelo Colégio, nesses 85 anos, mas todas demonstraram espírito de colaboração à Paróquia.
Após a missa, os ex-alunos emocionaram-se ao participar do Encontro de Ex-alunos Notre Dame, durante o qual assistiram a alguns dos vídeos alusivos aos 95 anos de presença das Irmãs de Notre Dame no Brasil, além de ser presenteados com revista comemorativa e com o CD “O Girassol” – gravado pela cantora e, assim como eles, ex-educanda, Karen Keldani.
Eles, ainda, observaram álbuns e uniformes escolares antigos e participaram de sabatina sobre frases de Santa Júlia Billiart – aquela que idealizou uma Congregação dedicada à educação de crianças e jovens e ao anúncio do bom Deus.