Estudantes desenvolvem visita online ao Jardim Botânico
15 de junho de 2018 Notícias, Portal

Criado em 1808, por Dom João VI, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro representava uma área de lazer e um espaço para o estudo científico das plantas, como compreenderam, em visita guiada, os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema.

DSC_0016Durante ela, os educandos foram incentivados a registrar, com seus celulares, imagens do ambiente, pois, posteriormente, as várias perspectivas seriam exploradas, a fim de comprovar a importância da imagem como mídia influenciadora, além das suas muitas possibilidades de uso, no universo educacional.

O resultado do trabalho foi um mapa virtual do Jardim Botânico recheado de hiperlinks com vídeos, textos e fotos criados e selecionados pelos estudantes. Explore, clicando aqui, e veja como ficou!

DSC_0003Para tanto, as disciplinas de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática foram integradas – assim como os diferentes saberes, relativos a elas, construídos acerca do Jardim – em um projeto que visa usar diferentes tecnologias, no contexto escolar. Afinal, explorar a potencialidade de ambientes tecnológicos digitais possibilita a promoção de um processo de aprendizagem mais criativo e a construção coletiva do conhecimento.

DSC_0032Nesse contexto, utilizando o aplicativo Genially, os educandos elaboraram roteiros de visita online. Desse modo, concretizou-se a aprendizagem multidisciplinar, que engloba o contexto histórico de criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; os domínios morfoclimáticos brasileiros e suas espécies vegetais; a diversidade presente nos principais grupos vegetais; as diferenças básicas entre as plantas; os nomes científicos, os populares, as origens e as especificidades de diferentes vegetais; e o cálculo das áreas do Jardim.

Veja mais fotos:

  • Colégio Notre Dame Ipanema