A tecnologia deve ser vista como um instrumento capaz de auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem, pois, quando inserida nas atividades didáticas, facilita o acesso à informação, promove a troca de ideias e permite a organização de apresentações e de materiais que auxiliem na produção de conhecimento.
Foi de posse desse raciocínio que a docente de História do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema, Gisele Ciprani, propôs uma dinâmica colaborativa. Realizada na Sala de Informática, ela pressupôs que os educandos utilizassem o aplicativo Google Docs, para produzir textos on-line, com mais de um autor.
A atividade veio ao encontro de outras que já integraram ferramentas digitais ao currículo. Em março, por exemplo, a educadora responsável pelo ensino de Redação, Juliana Araújo, desafiou os estudantes a produzirem, colaborativamente, tópicos frasais argumentativos acerca da importância das Artes para a humanidade. Afinal, como justifica a docente, em um mundo que está se atualizando muito rápido, é preciso adotar, constantemente, novas metodologias de fomento à construção de saberes.