Diversos estudos revelam, consistentemente, correlação negativa entre alta ansiedade e desempenho, nas situações em que o estudante se sente avaliado. Por isso, o Colégio Notre Dame Ipanema, por meio de iniciativa da psicopedagoga escolar, Rejane Schäffer Gallo, passou a possibilitar que as crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I praticassem o Mindfulness – conjunto de técnicas que visam atingir o estado de atenção plena.
De acordo com a pós-graduada em Neurociência Pedagógica, a ideia nasceu da observação do elevado nível de estresse apresentado por alguns educandos.”Pensei em propor momentos de relaxamento, nos quais os cinco sentidos fossem trabalhados e percebidos”, explica.
Além disso, o projeto – lançado neste ano letivo – propõe que as crianças beneficiadas pela prática auxiliem os demais estudantes no processo de relaxamento. “Para os pequenos, trabalhar foco é essencial a qualquer conquista e à superação dos desafios”, esclarece. “Além do mais, as diferentes técnicas de respiração são benéficas para que se atinja o estado de calma, aliviando a ansiedade que muitos educandos apresentam”, conclui.
Por isso, na sala dos concluintes do Ensino Fundamental I, com as luzes apagadas e sonorização relaxante, os educandos do Pré I massagearam, utilizando as mãos, bolinhas e rolinhos, os estudantes do 5º Ano.
Tais interações entre estudantes dos diferentes níveis de ensino serão realizadas, principalmente, nos períodos de provas, simulados e vestibular, apesar do relaxamento abranger todos os momentos da vida, trazendo grandes benefícios.
Leia sobre o espaço desenvolvido para a prática de Mindfulness: