Na atualidade, tudo é tratado com urgência, o que está aumentando o número de casos de estresse, tanto em adultos como em crianças. Além disso, a pressa e o desempenho de multifunções, comuns à contemporaneidade, resultam em um baixo nível de atenção, como comprovou um estudo publicado na revista Science, no qual pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) concluíram que, em 46,9% do tempo, as pessoas não estão atentas ao que fazem.
Na contramão dessa realidade, está a utilização de técnicas de relaxamento, que melhoram a concentração e, ainda, reduzem o estresse e a ansiedade.
Motivado por tais benefícios, o Colégio Notre Dame Ipanema adotou, na Educação Infantil, práticas de mindfulness – técnicas que visam atingir o estado de atenção plena.
Elas são aprendidas e exercitadas no Espaço Zen da instituição de ensino, inaugurado neste ano letivo e adequado à busca pela tranquilidade, dispondo de iluminação controlada, tapetes de yoga, rolinhos de massagem, pufes aconchegantes e sonorização ambiente.
O Espaço, explica a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Ângela Parrilha, foi criado para que os educandos vivenciem momentos de relaxamento e de consciência corporal, além de exercícios de respiração. “É lugar de desacelerar, onde os estudantes podem entrar em outra sintonia”, comenta. É, ainda, um ambiente onde, com a prática do mindfulness, as crianças obtêm múltiplos benefícios: maior tranquilidade do corpo e da mente, capacidade de responder ao mundo com mais calma e consciência, habilidade para perceber suas necessidades e recursos, inteligência emocional e resiliência.