Lars Grael fala sobre liderança aos estudantes Notre Dame
28 de fevereiro de 2018 Notícias, Portal

DSC_0098-16“O auditório assim, lotado de estudantes, transforma-se em uma grande sala de aula”, afirmou a diretora do Colégio Notre Dame Ipanema, Irmã Elena Bini, ao aconselhar os adolescentes matriculados na instituição de ensino a aproveitar, ao máximo, a palestra que estava por vir.

Enquanto isso, atrás das cortinas, o medalhista olímpico e autor do livro “Um Líder para os Nossos Tempos”, Lars Grael, aguardava para bater papo com os educandos, em uma atividade que integra a programação do Ano da Liderança Cidadã – tema escolhido pelo Colégio para nortear o ano letivo de 2018.

DSC_0140-37Apresentado pelo docente de Educação Física, Rodrigo Tenedini, como líder cidadão – aquele que, segundo o docente, compartilha as experiências, divide as responsabilidades, olha atentamente ao seu redor e leva inspiração a cada pessoa, desconstruindo e reformulando o antigo significado de liderança – Lars contou sua trajetória desde o que chamou de “mico original” – quando, na primeira competição da qual participaram, ele e o irmão alcançaram o último e penúltimo lugar.

DSC_0094-14Relatando momentos imprevisíveis, crises, coincidências, perdas e ganhos, o palestrante deixou claro que “desanimar” ou “desistir” são verbos que nunca fizeram parte do seu repertório de possibilidades. Afinal, nos momentos de dúvida ou de dificuldades, ele optava por sair da sua zona de conforto. “Desafiem seus próprios limites”, aconselhou, destacando que uma postura vitoriosa é reflexo, também, do meio. “A família e o esporte nos ensinam valores e atitudes”, destacou.

DSC_0679-12Grael, ainda, explicou aos estudantes que, antes de dedicar-se a atingir uma meta, é preciso ter clareza daquilo que se pretende para, depois, aplicar o foco. “Não há campeão que tenha somente talento. Sempre há muita dedicação”, comentou, complementando que alcançar o sucesso é resultado de um processo. Afinal, atualmente, com amplo acesso à informação, o jovem, que observa incontáveis casos de sucesso em inúmeras áreas, pode compreender, erroneamente, o sucesso como uma via reta e contínua. “Nem tudo é vitória e glória. Em qualquer carreira, lida-se com a frustração, com a derrota, com a meta não atingida”, explicou, salientando que crises são, sempre, oportunidades.

Nesse sentido, recomendou três atitudes necessárias para lidar com elas: admitir a derrota, entender onde errou e crescer para a próxima etapa. Além das estratégias apresentadas, outra força imprescindível para sentir-se estimulado, de acordo com Lars, é o depoimento de outras pessoas. DSC_0190-62“Foi fundamental para eu seguir adiante”, confessou o autor e palestrante que, por meio, de seus relatos faz com os outros aquilo que fizeram com ele: incentiva.

Ao final do evento, educandos e docentes puderam esclarecer suas dúvidas, questionando-o, além de tirar fotos e ter seus exemplares de “Um Líder para os Nossos Tempos” autografados.

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Ipanema