Na mitologia grega, a Caixa de Pandora faz parte do mito que narra a criação da mulher para o mundo mortal. De acordo com a história, Pandora trouxe consigo uma caixa onde eram armazenados os males do mundo e que nunca deveria ser aberta.
Consumida pela curiosidade, ela, contudo, abriu a embalagem e, então, doenças, guerras, inveja e ódio, por exemplo, se espalharam pelo mundo. Aflita, a mulher se apressou em fechar e caixa e conseguiu preservar o único dom positivo que fora depositado ali: a esperança.
Com intuito de ressignificar o Mito, relacionando-o com a atualidade, os estudantes de 7º ao 9º Ano do Ensino Fundamental criaram suas próprias “Caixas de Pandora”, como atividade da disciplina de Filosofia.
Usando colagem, pintura e desenhos, eles enfeitaram o exterior das caixas com o que lhes inspirava beleza e, em seu interior, cada um colocou, primeiramente, características negativas de si enquanto educando. Depois, depositaram suas características positivas e, ao final, deixavam “sair da caixa” (tal como no mito) seus próprios males para, então, rasgá-los, numa atitude simbólica.
Dessa forma, de acordo com a educadora que idealizou a atividade, Renata Carrara, os estudantes se conscientizaram acerca das próprias atitudes negativas e traçaram planos para transformá-las em características positivas. “O desafio proposto foi o de desenvolver ações que os provocassem a criar ambientes mais éticos e a viver relações mais humanas”, complementa.
As caixas confeccionadas na tarefa estão dispostas na Sala de Filosofia para que os estudantes possam sempre relembrar o seu compromisso.