Quem nunca pensou em passar uma noite na escola? Pois, no Colégio Notre Dame Ipanema, isso é possível!
Trata-se do Acantonamento: programação que culmina com os estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental dormindo em suas salas de aula. Afinal, como a origem francesa do termo que dá nome ao evento significa “local provisório onde se descansa, abrigado do sereno, da chuva e do vento”, as camas das crianças são arrumadas, pelos seus próprios familiares, nos ambientes onde, cotidianamente, elas constroem saberes.
Após despedirem-se dos seus responsáveis, os acantonados, então, deslocam-se até a capela da instituição de ensino. Nela, a agente de Pastoral Escolar, Ir. Lourdes Dalbosco, conta-lhes, de maneira lúdica e adequada a sua idade, a história do Natal e dos elementos do Presépio. Atentos, os educandos participam do momento de espiritualidade, entoando cânticos clássicos natalinos, como “Bate o Sino” e “Noite Feliz”.
Em seguida, no Pátio Azul, as crianças participam de brincadeiras como “ache o lenço” e “estátua”. Enquanto isso, na Central de Eventos, prestigiam contação de histórias e, compenetradas, imaginam cada palavra e som. “Imaginar é o lado lúdico do ouvir. E nós, do Colégio Notre Dame Ipanema, prezamos pela criatividade e pela imaginação como importantes complementos do aprendizado”, explica a coordenadora pedagógica, Vanessa Monteiro.
Na seqüência, os estudantes unem-se em uma divertida busca, com lanternas em punho, por pistas espalhadas pelos corredores do Colégio. “Usamos as lanternas para iluminar e corremos em busca ao tesouro, até encontrarmos ele no Parcão”, conta, animado, Gabriel Waquim.
Após tamanha descontração, pouco a pouco, as luzes são apagadas e o silêncio toma conta dos corredores, pois as crianças dormem, ansiosas pela chegada do Papai Noel que, na manhã seguinte, as desperta com o badalar da sua sineta.
Acompanhadas pelo bom velhinho, elas encontram-se com seus responsáveis, no Pátio Azul, para tomar café da manhã e ouvir as palavras da diretora escolar, Ir. Loiva Urban. “Este Ano, que é base para a alfabetização, encerra-se com chave de ouro”, comenta sobre o Acantonamento. “Aprende-se, também, dormindo, sonhando, deitando em originais estrados usando lençóis não convencionais e tomando banho de mangueira depois de caçar o tesouro”, justifica.
Veja todas as imagens do evento: