Durante Saída Cultural, os educandos matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema percorreram os caminhos da serra carioca que levam a Petrópolis – “Cidade de Pedro”, conhecida por ter sido o local de veraneio e de descanso da Família Imperial Brasileira, além de refúgio dos colonos europeus, por sua temperatura amena, mesmo durante as estações mais quentes.
Na Cidade Imperial, as crianças entraram em contato com os hábitos dos primeiros imigrantes alemães, durante visita à Casa do Colono, e com o luxo e o requinte da Monarquia, expostos no Museu Imperial.
Além disso, como uma das culminâncias do Ano do Empreendedorismo Sustentável, a viagem possibilitou que os estudantes observassem in loco a história de um dos maiores empreendedores do Brasil: Santos Dumont.
Em visitação à casa do pai da aviação, transformada em museu no ano de 1943, os educandos reconheceram as criações desse gênio brasileiro.
Dessa maneira, avalia a coordenadora pedagógica, Vanessa Monteiro, a Saída Cultural serviu para que as crianças conhecessem pessoalmente locais importantes da história nacional e reelaborassem os saberes construídos teoricamente. Além disso, comenta, puderam interagir umas com as outras, o que é fundamental, pois, no próximo ano letivo, as turmas do, então, 6º Ano serão reagrupadas. “A viagem cultural também teve o objetivo de agregar valores, pessoas e espaços, em vista da próxima etapa de estudos: o Ensino Fundamental II”, conclui.