A palavra de Deus, ao longo da Bíblia Sagrada, incentiva a viver relações fraternas. Um exemplo é a carta de São Paulo aos tessalonicenses, na qual os cidadãos são orientados: “não se cansem de fazer o bem. Interrompam as relações, mas não o tratem como um inimigo; ao contrário, corrijam-no como irmão” (2Tes 3,14-15).
É a fim de reforçar o ensinamento bíblico e manter vivos os princípios da Rede de Educação Notre Dame, que o Colégio Notre Dame Ipanema desenvolve o projeto “R.A.P. Notre Dame” – Respeito, Atitude e Postura. Coordenado pelo educador físico, Rodrigo Tenedini, ele pretende fixar os valores da fraternidade e do respeito na comunidade educativa.
Para isso, o projeto reúne estudantes do Ensino Médio e da Educação Infantil para que visitem as salas de aula e falem sobre a temática.
Em seus discursos, os adolescentes conceituam os valores e incentivam que eles sejam vivenciados cotidianamente. “Respeitar é aceitar as diferenças e resolver os conflitos por meio do diálogo”, pontuou a estudante Caroline Lopes.
Com isso, o idealizador, Rodrigo, pretende que os mais velhos sintam-se responsáveis por dar o exemplo aos mais novos. “Os estudantes mais novos se espelham nos mais velhos, portanto, é importante transmitir atitudes e exemplos bons para eles”, justifica.
Como esses valores devem ser assimilados desde cedo, os estudantes da Educação Infantil também participam das palestras do projeto. Nelas, as crianças presenteiam cada turma com um cartaz, que representa os valores, confeccionado por elas mesmas, durante as atividades escolares de artes e de psicomotricidade.