Ao ouvir uma música ou um som, o cérebro humano processa as ondas sonoras, transformando-as em emoções e sentimentos, antes mesmo de serem percebidas pelos centros envolvidos com a razão.
Esse conjunto de ações e percepções denomina-se Sensibilidade Musical e, no Colégio Notre Dame Ipanema, é desenvolvido desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental, durante as aulas de Música – ministradas semanalmente e adaptadas à idade dos educandos.
Em uma delas, os estudantes matriculados no 1º Ano puderam tocar violoncelo. A experiência, que integrou o projeto “Empreendedorismo na Música”, teve o intuito de aprimorar a compreensão dos educandos acerca dos tons que o instrumento emana, como explica o educador Rodrigo Belchior. Para isso, foram utilizadas cores. “É complexo explicar para crianças sobre os tons das notas, então, definimos que quanto mais graves elas eram, mais escuras seriam representadas”, comenta.
A dinâmica de atribuir cores aos tons denota a prática da interdisciplinaridade entre Artes e Música – disciplinas que fomentam a concentração, a coordenação motora e a sensibilidade, além do autoconhecimento e da educação emocional, como esclarece a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Vanessa Monteiro. “A educação emocional e o autoconhecimento estão diretamente relacionados à sensibilidade, tanto artística quanto musical, pois ela estimula algumas áreas específicas do lobo frontal”, descreve.