Estudantes desenvolvem seus próprios jogos
4 de setembro de 2017 Notícias, Portal

DSC_0238Se as crianças já gostam de videogames, imagine como sentiriam-se ao criar o seu próprio. Foi, justamente, essa experiência que os educandos matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema vivenciaram, ao longo do segundo trimestre letivo.

DSC_0244 (2)De acordo com a docente que idealizou a atividade, Carolina Machado, seu intuito era o de, ao invés de apresentá-los a jogos já existentes na web, envolver os estudantes nos processos de criação da narrativa, de construção dos cenários e de definição dos obstáculos. Para isso, durante as aulas de informática, utilizaram a plataforma Sploder e inspiraram-se nos diferentes tipos de energia – conteúdo estudado na disciplina de Ciências.

DSC_0243 (2)A iniciativa vem ao encontro da estratégia pedagógica conhecida como “Gamificação”. Ela pressupõe a integração dos jogos às aulas, a fim de despertar a curiosidade dos educandos sobre os temas estudados, além de apresentá-los às etapas de produção dos jogos, proporcionando-lhes o exercício da autonomia e da criatividade. Assim, são promovidos diálogos nos quais as crianças se tornam protagonistas do aprendizado e exploram recursos como a organização, a estratégia, a pesquisa, o domínio do conteúdo e o trabalho em equipe.

Jogue os games criados pelos estudantes:

  • Colégio Notre Dame Ipanema