Se as crianças já gostam de videogames, imagine como sentiriam-se ao criar o seu próprio. Foi, justamente, essa experiência que os educandos matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema vivenciaram, ao longo do segundo trimestre letivo.
De acordo com a docente que idealizou a atividade, Carolina Machado, seu intuito era o de, ao invés de apresentá-los a jogos já existentes na web, envolver os estudantes nos processos de criação da narrativa, de construção dos cenários e de definição dos obstáculos. Para isso, durante as aulas de informática, utilizaram a plataforma Sploder e inspiraram-se nos diferentes tipos de energia – conteúdo estudado na disciplina de Ciências.
A iniciativa vem ao encontro da estratégia pedagógica conhecida como “Gamificação”. Ela pressupõe a integração dos jogos às aulas, a fim de despertar a curiosidade dos educandos sobre os temas estudados, além de apresentá-los às etapas de produção dos jogos, proporcionando-lhes o exercício da autonomia e da criatividade. Assim, são promovidos diálogos nos quais as crianças se tornam protagonistas do aprendizado e exploram recursos como a organização, a estratégia, a pesquisa, o domínio do conteúdo e o trabalho em equipe.
Jogue os games criados pelos estudantes: