Imagine como seria poder vivenciar os acontecimentos narrados na mais popular obra da literatura infantil brasileira? Certamente, você leitor, reconheceu-a apenas ao ler o título dessa notícia. Talvez, tenha até cantarolado-o, no ritmo da trilha de abertura do programa televisivo inspirado no Sítio do Pica-Pau Amarelo, emblemática coleção escrita por Monteiro Lobato.
Seja por meio das páginas ou das telas, a narrativa, por décadas, fez parte da infância de milhares de brasileiros, constituindo, assim, parte do seu imaginário. Pois foi a experiência do contexto dos livros que os estudantes do Maternal II do Colégio Notre Dame Ipanema puderam viver, durante passeio na mini-fazenda “Recriando a Vida”, como parte do projeto “Pirlimpimpim, a magia está em mim”, que reconta as obras do escritor.
Na visita, diversos elementos da história de Monteiro Lobato foram recriados e as crianças puderam passear pela casa da Dona Benta, visitar o Tio Barnabé, apreciar as famosas histórias contadas por Emília, Narizinho, Pedrinho, Cuca, Visconde, Saci e ainda lanchar os quitutes produzidos pela Tia Anastácia.
Segundo a coordenadora pedagógica do segmento, Angela Parrilha, o projeto permite aos estudantes conhecer mais sobre uma obra que não faz parte do seu cotidiano. “Com as atividades desse projeto, os estudantes conhecem obras importantes e atemporais além de serem incentivados à leitura e a resgatar hábitos e costumes que muitos nem conheceriam”, concluiu a pedagoga.