Um dos grandes desafios da contemporaneidade é compreender as relações sociais e socioemocionais. No ambiente escolar, soma-se a essa preocupação a de proporcionar às crianças e aos adolescentes um ambiente dinâmico e lúdico, afinado aos valores familiares e institucionais.
É por isso que, como parte do Programa de Formação de Pais e Educadores Notre Dame, o Colégio Notre Dame Ipanema promoveu a palestra “Empreendedorismo e Empregabilidade”, ministrada pelo pelos escritor e psicoterapeuta responsável por criar a Metodologia OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo -, Leo Fraiman.
No sábado (12), diante de um público de aproximadamente 200 pessoas, o palestrante defendeu que os indivíduos precisam de um projeto de vida, para desenvolverem, de maneira contínua, o autoconhecimento emocional.
Ainda segundo o convidado, para que se seja um adulto com um bom desempenho socioemocional é preciso que esse processo seja iniciado, ainda, nos primeiros anos de vida. “Autoconhecer-se é perceber seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Assim, passa-se a construir uma identidade capaz de lhe dar um senso de estabilidade perante um mundo em constante mudança”, explicou, ressaltando, ainda, que é preciso incentivar, desde a infância, a empatia e a cooperação.
Leo defendeu que, nessa busca pelos valores e o pelo autoconhecimento, educadores e famílias possuem papel importante: o de ajudar o estudante com elogios e palavras de motivação. Para Fraiman, outro importante incentivo a ser dado aos educandos é o empreendedorismo que, de acordo com ele, vai além de relações comerciais. “A atitude empreendedora é trabalhar com energia, já que o sucesso é uma construção diária”, completou.
Antes mesmo do evento, docentes já haviam refletido sobre como auxiliar os estudantes na construção do seu projeto de vida:
Logo no início do ano letivo, os educadores do Colégio Notre Dame foram convidados ler “Como Ensinar Bem”, livro em que o palestrante aborda os tipos de inteligência e o auxílio aos alunos para que construam seu próprio projeto de vida. A leitura, segundo a psicopedagoga Rejane Gallo, valoriza a adoção de novas metodologias de aprendizado, para que a escola acompanhe o desenvolvimento tecnológico e as relações sociais atuais.
Como aprimorar as inteligências naturais individuais no ambiente escolar?
Há muitos caminhos. Um deles, que eu já fiz e foi muito interessante, foi explicar essas nove inteligências aos estudantes em uma aula e dividir a turma em grupos. Depois, cada grupo de estudantes explorou as habilidades e as profissões correlacionadas a elas. Eu gosto muito de fomentar o protagonismo dos estudantes, como sugere Paulo Freire, pois eles sempre nos surpreendem, quando oportunizamos que pesquisem e explorem os conteúdos.
Segundo estudos da neurociência, o cérebro do adolescente ainda está em formação, principalmente na área pré-frontal, relacionada à organização e ao planejamento. Com relação à construção do projeto de vida, como é possível trabalhar isso?
O córtex pré-frontal é a última área a se desenvolver no cérebro porque a adolescência não era a fase em que deveríamos pensar em organização e planejamento, mas, a fase em que deveríamos investir nas utopias, como, por exemplo, a de querer mudar o mundo. Basta ver a trajetória de grandes atletas, grandes músicos ou grandes aventureiros. Na maioria das vezes, eles começaram nessa fase da vida, já que é quando o cérebro está em transformação, impulsionando-o a ir em busca do novo. É justamente por isso que, debater com os estudantes sobre pessoas e empresas inspiradoras é essencial. Dessa forma, fica claro para eles a diferençar entre quem usou positivamente ou negativamente sua impulsividade. Assim, você apresenta o que chamamos de “luz e sombra”, e deixa o adolescente escolher o que faz sentido para si.