Por decisão tomada na 19ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desde 1981, a Igreja Católica celebra, em agosto, o Mês Vocacional.
Por isso, a cada domingo promove reflexão sobre uma determinada vocação: no primeiro, a do sacerdócio e a dos ministérios ordenados; no segundo, a do matrimônio; no terceiro, a da vida religiosa consagrada; e, por fim, no quarto, a do povo de Deus, em geral, e a dos leigos e catequistas, em particular.
Serviço de Animação Vocacional Notre Dame:
As Irmãs de Notre Dame, que se consagraram à vida religiosa, divulgam sua atuação a serviço do Reino de Deus por meio de site onde as interessadas em seguir a mesma vocação podem solicitar informações e acompanhamento durante seu processo de discernimento.
Além disso, de 27 a 29 de outubro, participarão de Feira Vocacional, realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Em Aparecida do Norte, poderão apresentar aos jovens de todo Brasil a Missão Notre Dame.
Conheça, detalhadamente, as vocações celebradas em agosto:
Primeiro domingo: é dedicado às vocações sacerdotais e diaconais. Popularmente chamado de “Dia do Padre”, ele é motivado pelo fato de que, em 04 de agosto, celebra-se a Festa Litúrgica de São João Maria Vianney – patrono dos padres – e, no dia 10, a de São Lourenço – patrono dos diáconos.
Segundo domingo: celebra a vocação matrimonial e marca o início da Semana da Família, além de ser Dia dos Pais.
Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada. Isto é a de ser religioso nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e, também, nas novas comunidades. Essa recordação é inspirada pela celebração, em 15 de agosto, do Dia da Assunção de Maria aos céus.
Quarto domingo: comemora-se o Dia do Catequista, por isso, reflete-se sobre a vocação do cristão leigo na Igreja.
Fontes: Canção Nova e Portal A12