Escrever uma carta para uma pessoa de cada país do mundo: a ideia, que até pode soar um tanto utópica, inspirou um menino inglês de apenas cinco anos a escrever seu primeiro livro.
Do outro lado do Oceano Atlântico, estudantes matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental são motivados a redigir, a partir de um tema norteador, narrativas que serão reunidas em exemplar da coleção Jornadinha Literária Notre Dame.
Essas duas histórias encontram-se quando o autor de “Querido Mundo: Como Vai Você?”, Toby Little, visita, aos nove anos de idade, o Rio de Janeiro. Na cidade para participar do lançamento da edição em Língua Portuguesa da obra que está fazendo sucesso mundo afora, o jovem escritor reuniu-se com os educandos matriculados no 2º Ano da instituição de ensino que, desde 2004, publica a coletânea.
Na terça-feira (01), mediadas pela docente de Língua Inglesa, Carolina Valente, e pelo assessor de comunicação, José Alessandro Oliveira, as crianças conversaram, graças ao empenho da bibliotecária escolar, Teresa Maris.
Durante o bate-papo, Toby revelou que o que o inspirou a escrever o livro foi a leitura de uma narrativa a respeito dos trâmites pelos quais uma carta passa até chegar ao destinatário. “Fiquei curioso e me interessei por esse processo todo”, relatou, explicando a motivação para que escrevesse as 193 cartas reunidas, junto de suas respostas, na obra.
Acompanhado pela mãe, Sabine, o pequeno escritor também respondeu às perguntas dos estudantes. A partir de uma delas, falou sobre as dificuldades enfrentadas no processo de criação literária. “Quando comecei a fazer meu livro, eu não sabia escrever muito bem e, muito menos, teclar. Por isso, levei uma hora para escrever minha primeira carta”, recordou.
O questionamento, feito pela educanda Sofia, sobre como Toby poderia estar viajando, se deveria estar indo à escola, possibilitou que a turma compreendesse como pode ser período de férias de verão em uma parte do planeta, se na outra é inverno. Para isso, utilizou-se um globo – reprodução esférica onde também estão representados os planos para o futuro do escritor, que pretende escrever uma obra para cada país.
Já, indagado sobre uma peculiaridade das cartas que trocou com brasileiros, o autor foi taxativo. “Recebi muitas receitas de comida e as faço”, contou, confessando que, além de escrever, também gosta de cozinhar. Foi a deixa para que os estudantes convidassem o ilustre visitante para desfrutar com eles da hora do recreio – durante a qual compartilharam os lanches e jogaram partidas de totó.
Jornadinha Literária Notre Dame:
Será lançado, neste semestre, o 14º livro da Coleção Jornadinha Literária – escrito por educandos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame. Além disso, os matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio apresentarão o XI Festival Literário Notre Dame.
Acesso o site de Toby Litte http://www.writingtotheworld.com