Um dia em que o conhecimento se concretizou em empreendedorismo: assim foi o sábado (08), quando aconteceu a primeira edição da Feira dos Empreendedores Notre Dame.
Durante o evento, os educandos colocaram em prática as iniciativas empreendedoras que planejaram, após pesquisas e estudos realizados ao longo do primeiro semestre letivo de 2017 – ano em que o corpo pedagógico do Colégio Notre Dame Ipanema optou pelo tema “Empreendedorismo Sustentável” como norteador do seu fazer educacional.
Entre elas, estavam as foodbikes da Praça de Alimentação. Idealizadas pelos estudantes matriculados do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental, elas proporcionaram pratos a preços justos aos milhares de visitantes da Feira. Afinal, para chegar ao valor dos itens, os “empreendedores” tiveram de elaborar as planilhas de investimentos e de custos de cada um dos alimentos – cujas receitas foram reunidas em um e-book.
Integrado à Praça de Alimentação, o Palco Empreendedor reuniu os educandos que se organizaram em grupos, para mostrar ao público seus talentos artísticos.
Nos espaços pedagógicos da Educação Infantil, por sua vez, os visitantes puderam conhecer a casa e o minimercado sustentáveis – criados pelos estudantes desse nível de ensino.
Além disso, puderam interagir com aromas, cores, sabores e texturas, em uma Sala Especial. Eles, ainda, observaram enquanto as crianças percorriam um caminho funcional inspirado na atividade física que vem conquistando adeptos no mundo todo, o Crossfit. Instalado no Parque da Alegria, o Crossfitinho tinha os exercícios do seu percurso orientados por educadores físicos.
Nos ambientes dedicados às iniciativas dos educandos matriculados do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, o público constatou como o empreendedorismo pode ser percebido em diferentes áreas: a da escrita, a da música, a da arte, a da saúde e a das invenções, respectivamente.
Por isso, na Sala de Informática, os estudantes do 5º Ano instruíam os visitantes a jogar os videogames criados por eles mesmos. Para brincar, assim como para adquirir os itens confeccionados pelos matriculados neste nível de ensino, cada família recebeu uma cartela com cédulas da moeda do evento – a FEND. Elas foram utilizadas para “comprar” velas aromáticas, almofadas pintadas com inspiração nas obras de Van Gogh, instrumentos musicais feitos a partir de sucata e camisetas estampadas com poesias, entre outros itens. Desse modo, as crianças também exercitaram os cálculos e reforçaram a compreensão acerca da importância da Educação Financeira.
Outra atração precificada em FEND foi o Spa do Bem-estar. A iniciativa dos Empreendedores da Saúde do 4º Ano oferecia massagens aos visitantes, enquanto eles sentiam o aroma dos sprays para ambientes produzidos pelos próprios educandos. Afinal, ao pesquisar, as crianças descobriram que o grande vilão da saúde da humanidade é o estresse.
Além disso, oficinas de releituras de obras de arte e de criação de instrumentos musicais, ambas utilizando recicláveis como matéria-prima, foram realizadas.
Na passarela de acesso e em estandes, os estudantes dos diferentes segmentos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio expuseram seus trabalhos e pesquisas. Nos locais, eles também venderam sabonetes artesanais e brincos – ambos produzidos pelas suas miniempresas.
Próximo dali, outros educandos convidavam os presentes para participar de um teste sobre o seu comportamento em relação ao consumo de energia elétrica. O projeto, realizado em parceria com a concessionária de energia Light, também promoveu a apresentação do espetáculo teatral “Quanta Energia”, no qual a origem e a melhor forma de usar a energia elétrica são representadas.
As Irmãs de Notre Dame também apresentaram ao público a atuação da sua Congregação. Afinal, desde a sua precursora, Júlia Billiart, ela é formada por mulheres empreendedoras, que idealizaram, criaram e administram escolas, hospitais e obras sociais mundo afora.
Ao todo, mais de 2mil visitantes surpreenderam-se com a criatividade daquilo que foi exposto e, consequentemente, com o empenho em fazê-lo, além de terem descoberto possibilidades criativas e inovadoras de aplicação do empreendedorismo e da sustentabilidade – em consonância com o 8º Princípio da Rede de Educação Notre Dame – “Cuidado com a vida do planeta, do outro e de si”.
Além de prestigiar as mais de 70 atrações da Feira, eles exercitaram a solidariedade, doando de alimentos, produtos de higiene e roupas que seriam encaminhados às creches Obra do Berço e Casa Santa Clara – ambas instituições com necessidades e situadas no Rio de Janeiro.
Já, aqueles que não puderam estar entre os milhares de visitantes do evento, tiveram a oportunidade de acompanhá-lo pelas transmissões ao vivo na página do Colégio Notre Dame Ipanema no Facebook.