Sábado (20) foi dia de piquenique no Colégio Notre Dame Ipanema. Isso porque, apesar do tempo chuvoso, as famílias de estudantes matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I compareceram à instituição de ensino, para homenagear suas figuras maternas.
Bisavós de educando, os gaúchos Fernando e Cely Fuscaldo, que passam temporada na capital carioca, foram alguns dos primeiros convidados a chegar ao evento. “Onde podemos esperá-lo?”, questionaram ao serem recepcionados. Eles foram, então, surpreendidos pelo fato de que poderiam participar da manhã de interação.
Como um evento que vai ao encontro do princípio da Rede de Educação Notre Dame que pressupõe a integração entre a escola, a família e a comunidade, o Piquenique das Mães possibilitou que, além de compartilhar o lanche com os seus familiares, as crianças partilhassem-no com os amigos. Para isso, o Colégio ofereceu as tradicionais toalhas com estampa xadrez e os docentes de Música animaram o encontro, executando cantigas e propondo atividades. Acompanhando o bisneto, Cely valorizou o momento em que o educador tocou flauta para os participantes. “Aprendi piano e violão na escola. Por isso, sei como o ensino da música é importante para o desenvolvimento das crianças”, relatou.
Para muitos dos convidados, como Marcela Zurli, fazer um piquenique no ambiente escolar foi novidade. “De onde viemos, os eventos só tinham apresentações das crianças”, explicou a mãe de estudante, encantada com o incentivo à convivência entre as famílias. O estímulo à integração também foi destacado por Jéssica Alves. “Geralmente, deixamos as crianças, vamos embora e voltamos para buscá-las”, descreveu a mãe de educando, valorizando a oportunidade de conversar informalmente com os docentes e, também, com as outras famílias.
Além da interação, a alegria dos educadores e funcionários do Colégio Notre Dame em acolher os convidados chamou a atenção dos participantes. “Impressiona-me positivamente a simpatia, a alegria e a vontade de fazer e acontecer. Em meu país não é assim”, afirmou a chilena Maria Diban, mãe de crianças matriculadas na Educação Infantil.
Os estudantes também alegraram-se com a manhã de interação. Marcelo, por exemplo, estava radiante pelo fato de poder andar de skate pelo pátio. “Ele já está acostumado a participar dos piqueniques que fazemos na Lagoa”, contou seu pai, Renato Nobre, afirmando que a alegria do filho residia no fato fazê-lo na escola. Para João, seu irmão mais novo, interagir com outras crianças e com adultos, em torno da toalha, foi o que fez sua alegria. Por isso, a mãe, Erica, afirmou que foi um dia sem precedentes. “Ao integrar as famílias com seus filhos e também com outras famílias, o evento deixa nítido o diferencial do Notre Dame”, vibrou, referindo-se ao zelo que o Colégio dispensa à promoção do relacionamento interpessoal.
Além da diversão, o Piquenique das Mães teve conotação solidária. Afinal, durante ele, a instituição de ensino arrecadou 51kg de leite em pó. As doações beneficiarão instituições assistenciais.
O próximo evento semelhante acontecerá em 12 de outubro. Será o Dia da Criança na Praça – já autorizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e que será realizado na Praça Nossa Senhora da Paz. Agende-se e participe!
Veja o álbum completo com as fotos do evento no Facebook do Colégio.