Apesar de publicado em 1827, o poema infantil Three Little Kittens (Três Gatinhos), até hoje, inspira educadores de todo o mundo.
No Colégio Notre Dame Ipanema, a obra da britânica Eliza Lee Cabot Follen motiva a realização de várias atividades, nas aulas de Língua Inglesa – das quais participam as crianças matriculadas na Educação Infantil. Isso porque, para a educadora responsável pelo ensino da disciplina, Ana Margarida Mignone, o texto é muito rico. “Gosto dele, pois as possibilidades de trabalho são muitas”, explica, referindo-se à associação com a motricidade, a lateralidade, a desinibição e a socialização.
Contação de história, sessão de desenho animado, canto, artes plásticas e teatro são, apenas, algumas das estratégias pedagógicas adotadas pela docente para que, a partir do texto, os educandos construam saberes.
Ao adaptar o poema para o teatro – atividade de culminância do trabalho norteado pela narrativa dos gatinhos que perdem suas luvas -, as crianças, por exemplo, aprenderam palavras e expressões no idioma. Tudo, claro, de forma lúdica, pois, após escolherem seus personagens, elas cantaram, representaram e brincaram.
Além disso, elas vivenciaram a multidisciplinaridade – método priorizado pelo Colégio Notre Dame Ipanema, onde um tema, uma música, uma produção literária ou uma notícia pode representar um gatilho de entusiasmo e de envolvimento, para que temas sejam aprofundados de forma atrativa.