Tem pai que é mãe. Tem mãe que é pai. Tem pai que é pai e mãe e tem mãe que também é. Independente da nomenclatura, a responsabilidade pela criação e pela educação de uma criança é um ato sublime. Tão sublime quanto complexo e é por isso que o Colégio Notre Dame Ipanema promove, periodicamente, reuniões de Formação de Pais e Mães.
Na quarta-feira (17), por exemplo, os responsáveis por educandos matriculados na instituição de ensino participaram do encontro denominado “Café com Pães” – título justificado pela diretora escolar, Irmã Loiva Urban, durante a abertura do evento. “A refeição é o momento em que a família se encontra, como hoje encontramo-nos. É ao redor da mesa que ouvimos uns aos outros e que trocamos nossas vivências”, explicou.
Após a reflexão sobre o congraçamento, a partilha, o encontro e o revigoramento proporcionados pelo momento do alimentar-se, os cerca de 200 participantes debateram sobre os desafios e as alegrias de criar um filho, com mediação das psicopedagogas Rejane Gallo e Erica Dias.
Além de terem socializado experiências, como fizeram as mães Fernanda Borges, Bárbara Zampaglione e Paula Valença, os responsáveis preencheram formulários, nos quais indicaram as delícias e os desafios de ser pai e mãe.
Dentre as centenas de respostas, uma – cuja autoria ainda é desconhecida – resumiu o sentimento expresso por, praticamente, todas as demais. Ela definia as delícias como “Ter e sentir um amor único e incondicional, percebendo que conquistamos o sentido de viver. Vibrar com cada conquista e alegria deles.” Já, os desafios eram descritos como: “Adequar-se à evolução dos tempos, percebendo que eles já não pensam e nem agem como agíamos ou como gostaríamos. Protegê-los e aprender a conviver com os nossos medos. Torná-los cidadãos íntegros, éticos e de bem. E, o mais difícil, aceitar a ideia de que eles são do mundo e não nossos”.
Próximas edições:
Como afirma a máxima lembrada por uma mãe participante,”filhos não vêm com manual de instrução”. Por isso, encontros como esse representam um auxílio que proporciona paz aos responsáveis e ilumina um caminho de parceria entre a instituição de ensino e a família. É por esse motivo que, nos próximos encontros, serão abordados temas sugeridos pelos participantes deste, como perigos da internet, déficit de atenção, sexualidade, limites, consumismo, alimentação e educação financeira.