Escolhido pelo Colégio Notre Dame Ipanema como tema norteador do seu fazer educacional, em 2017, o “Empreendedorismo Sustentável” tem inspirado a realização de diversos eventos, nos quais o conceito é compreendido por educandos e suas famílias.
No início de fevereiro, por exemplo, ele motivou a organização da Semana do Empreendedorismo Sustentável, na qual mais de 60 empreendedores relataram suas experiências aos estudantes. Já, na quinta-feira (30), o conceito foi apresentado, pela perspectiva do voluntariado, aos responsáveis por matriculados na instituição de ensino, durante mais uma edição do Encontro de Formação de Pais.
Durante bate-papo com a diretora do negócio social Educa Aí, Juliana Cariello, os participantes puderam compreender como voluntariar-se é positivo, tanto para a transformação do seu entorno quanto para o seu desenvolvimento como cidadão e ser humano. “É um típico exemplo de relação ganha-ganha. O voluntário ganha experiência de vida e empatia. Já, o beneficiado recebe algo de que necessitava, seja um abraço ou alimentos”, afirmou a palestrante.
Juliana, ainda, relatou aos participantes histórias de voluntários de diferentes faixas etárias e apresentou perfil do brasileiro que se dedica a essa modalidade de trabalho. “Em geral, são jovens e adultos, especialmente mulheres, de 25 a 49 anos”, informou.
Desse modo, avalia a psicopedagoga Julia Lázaro, o Encontro de Formação de Pais serviu como um incentivador de práticas mais sustentáveis e voltadas ao humanismo, além de transmitir conhecimento.
Sobre a Educa Aí:
A Educa Aí existe para contribuir com uma cultura de reconstrução social, em que cada jovem se enxergue como protagonista, diante dos problemas à sua volta, e utilize suas habilidades e competências para construir soluções criativas e transformadoras. “Para isso, ajudamos eles a desenvolverem a empatia, o protagonismo, a aptidão para transformar ideias em projetos, a resiliência e a comunicação assertiva, por meio de projetos próprios e de projetos de parceiros”, explica a diretora.