“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. A afirmação de um dos mais influentes escritores brasileiros, Monteiro Lobato, dimensiona a importância do incentivo à leitura. Afinal, ele é, também, um estímulo à interpretação das diferentes situações que rodeiam um leitor, como fica claro no projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável” – desenvolvido em todas as comunidades educativas Notre Dame.
Por meio dele, desde a infância, a leitura e a escrita adquirem um caráter mais amplo do que o simples ato de decifrar sinais. Pois, como afirma o escritor argentino Alberto Mangel – autor do livro “Atrás das Palavras, as Imagens” – o ser humano é capaz de interpretar, até mesmo, códigos que não são feitos para serem lidos, como o relevo, o céu e o rosto das pessoas.
Na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema, por exemplo, além de descobrirem o alfabeto e os numerais, as crianças são, naturalmente, incentivadas à curiosidade, quando assistem às contações de histórias protagonizadas pelas docentes responsáveis por suas turmas.
O estímulo à leitura também é amplo, nos demais segmentos de ensino oferecidos pela instituição de ensino. Associado à multidisciplinaridade, ele assume a forma de ciranda de livros, de palestra com autores, de contação e de representação teatral.
Os estudantes, ainda, são desafiados a, diariamente, produzir textos. No Ensino Fundamental, cada educando tem seu próprio caderno de produção textual, no qual exercita a escrita, a expressão e a opinião. O estudante Guilherme Mota, já avisou que pretende escrever um livro sobre tecnologia. “Difícil imaginar a vida sem computadores”, relata Guilherme em sua produção textual após a leitura de um texto sobre os computadores. “Meu irmão é médico e usa para tudo, meu pai é engenheiro e também usa e minha mãe usa para pesquisar de tudo. Como a sociedade viveria sem computadores? A tecnologia está em tudo hoje em dia”, relata o futuro escritor.
Já, no Ensino Médio – quando a prática da escrita também objetiva desenvolver a aptidão para a produção de texto dissertativo-argumentativo, exigida para ingresso no Ensino Superior -, o exercício é intensificado.
Para isso, além de conhecer as regras gramaticais e ortográficas, a necessidade da informatividade, ou seja, de conteúdo e de opinião, são enaltecidas.
Além dos educandos, participam do projeto seus responsáveis e os funcionários e educadores do Colégio. Eles recebem a indicação de obras que, no segundo semestre letivo, são socializadas.
Desse modo, além de um projeto de incentivo à escrita e à leitura, o “Lendo e Escrevendo na Escola” é um potencializador de pensamentos críticos e expressivos, em toda a comunidade educativa.