Chico Anysio e o Empreendedorismo na Arte
29 de março de 2017 Notícias, Portal

Escolhido, pelo corpo pedagógico do Colégio Notre Dame Ipanema, como tema que deve nortear seu fazer educacional, ao longo de todo o ano letivo de 2017, diferentes aspectos do “Empreendedorismo Sustentável” estão sendo debatidos, em todos os níveis de ensino, por meio de atividades diversificadas.

DSC_0066No 3º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, os estudantes estão refletindo sobre o subtema Empreendedorismo na Arte. Por isso, conheceram diversas iniciativas e seus idealizadores.  Um deles foi Chico Anysio – autor de mais de 20 livros, compositor de mais de 400 músicas, dublador, comentarista esportivo, diretor, ator e criador de 209 personagens. 

Em 23 de março – data em que, há cinco anos, o Brasil perdia um dos seus maiores empreendedores do meio artístico -, os educandos conheceram a trajetória profissional do humorista, durante aula ministrada pelo ator José Alessandro de Oliveira.

DSC_0089A atividade veio ao encontro do convite feito pela viúva de Chico, Malga de Paula e direcionado aos seus atores e fãs, para que o homenageassem transmitindo às crianças sua história. Por isso, durante a aula, José leu mensagem de Malga, na qual ela descreve a trajetória de vida do nordestino de Maranguape e lista recomendações que ele costumada dar às crianças.

Recomendações de Chico Anysio às crianças:

– Não fume, isso foi meu grande arrependimento. A coisa mais errada que eu fiz na minha vida.

– Ajude sempre as pessoas que mais precisam.

– Agradeça sempre aos que te ajudarem. A Ingratidão é uma das coisas mais feias que existem.

– As 4 expressões mais bonitas e importantes pra aprender no Português são: COM LICENÇA, POR FAVOR, DESCULPA E OBRIGADO.

– Obedeça sempre seus pais. Quem ouve pai e mãe, nunca se dá mal na vida.

DSC_0138Elas também assistiram a vídeos de personagens emblemáticos da sua vasta carreira e conheceram a postura empreendedora do artista multimídia – perpetuada até hoje, seja pelos seus personagens ou pelos seus projetos.

Ao final da aula, os educandos sortearam um dos personagens interpretados por José Alessandro no teatro, para que ele descrevesse seu processo criativo e de caracterização. Além disso, cada um criou um personagem, desenhando suas características físicas e de figurino.

Veja mais fotos:

  • Colégio Notre Dame Ipanema